Pular para o conteúdo principal

Oração Geral da Igreja


 ORAÇÃO GERAL DA IGREJA


Conforme observamos na Ordem do Culto Principal ( - 17) antes da Liturgia Eucarística, nós temos a Oração Geral da Igreja, a qual se trata de um conjunto de preces da Comunidade, sendo geralmente nesse momento em que são lembrados os irmãos enfermos e enlutados, também os aniversariantes da semana, além de outros pedidos de oração que são anotados com antecedência e entregues ao pastor ou o oficiante para dirigir a oração.

É na Oração Geral da Igreja, a qual procede o momento da Santa Ceia - no qual nos reunimos como a Comunhão dos Santos com todos os irmãos espalhados pelo mundo inteiro, de hoje em dia e em todos os tempos para celebrar o Sacrifício e Morte de Nosso Senhor Jesus que entregou seu Corpo e Sangue para que nós tivéssemos vida; onde nós oramos pelos irmãos da Igreja como um todo, pedindo especialmente fortalecimento de fé e rica medida de graça para os irmãos perseguidos.

Nesse momento o Oficiante se vira para o Altar e ora em nome da comunidade, mas também é comum que se faça uma oração responsiva, onde a Congregação reunida responde às preces com a súplica de que o Senhor possa ouvir a sua oração e atendê-la. A oração escrita abaixo é um exemplo dessa forma:


O - Oremos…


O - Todo poderoso e eterno Deus, digno da reverència de todas as pessoas, agradecemos-te de coração pelas inúmeras bênçãos que, sem mérito ou dignidade da nossa parte, nos concedeste. Louvamos-te especialmente por teres preservado entre nós a tua Palavra salvadora e os santos sacramentos Pedimos-te, Senhor, que concedas à tua Igreja pureza de doutrina e pastores fiéis, que preguem a tua Palavra com ousadia e poder. Permite a todos que a ouvem uma correta compreensão e confiança na mesma. Envia trabalhadores à tua seara, e abre a porta da fé aos que ainda não te conhecem, Lembra os inimigos da tua igreja com misericórdia e concede-lhes o arrependimento para a nova vida em Cristo. Protege e defende a tua Igreja de todos os perigos e tribulações. Fortalece a nós e os demais cristãos para que coloquemos a nossa confiança exclusivamente na Graça revelada em Cristo e ajuda-nos a combater o bom combate da fé para que alcancemos a nossa Salvação Eterna.

      Por tua misericórdia, Senhor,


C - ouve a nossa oração.


O - Derrama a tua graça e o teu amor sobre todas as nações da terra. Abençoa especialmente nossa pátria, o seu povo e a todos que ocupam cargos de liderança e autoridade. Faze resplandecer a tua glória no meio do povo para que haja misericórdia e verdade, justiça e paz em todos os lugares. 

      Por tua misericórdia, Senhor,


C - ouve a nossa oração.


O - Entregamos aos teus cuidados as nossas escolas e pedimos-te que concedas que os nossos filhos cresçam num conhecimento e sabedoria que seja útil, bem como nas virtudes cristãs, e ajuda-os para que possam produzir bons frutos para a vida aqui neste mundo. Dá sabedoria, senso de responsabilidade, espírito de sacrifício e paciência aos professores e mestres para que possam cumprir com alegria e prazer a sua vocação de educadores da justiça que provém de Cristo.

      Por tua misericórdia, Senhor,


C - ouve a nossa oração.


O - Bondosamente defende-nos de toda calamidade proveniente de incêndio e inundação, guerra e doenças contagiosas, de escassez e fome, de marginalidade, crime, desemprego e de qualquer outro mal que possa afetar o nosso corpo. Cuida e faze prosperar a cada um em sua vocação, e permite que todas as ciências e artes úteis floresçam entre nós. Sê o Deus das viúvas e dos órfãos, o ajudador dos enfermos e necessitados, o confortador dos abatidos e aflitos.

     Por tua misericórdia, Senhor,


C - ouve a nossa oração.


O - Aceita, te imploramos, nosso corpo e nossa vida, nossos corações e nossas mentes, as ofertas que trazemos perante ti para o teu louvor e serviço.

       Por tua misericórdia, Senhor,


C - ouve a nossa oração.


O - Concede o teu Espírito Santo a todos os que participam da Santa Ceia hoje para que recebam o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo em sincero arrependimento, fé confiante e para o enriquecimento de suas vidas gastadas em amor a ti e a seu semelhante.

       Por tua misericórdia, Senhor,


C - ouve a nossa oração.


(Aqui poderão ser incluídas, diretamente, súplicas, intercessões e orações. A congregação responderá a cada uma com - “ouve a nossa oração”.)


O - Como estrangeiros e peregrinos que somos neste mundo, ajuda-nos, por meio da verdadeira fé e uma vida agradável a ti, a nos prepararmos para a vida que há de vir, fazendo a obra que nos confiaste enquanto é dia, antes que venha a noite quando ninguém mais pode trabalhar. E quando vier a nossa hora derradeira, sustenta-nos com o teu poder e recebe-nos em teu reino celestial; por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.


C - Amém.


Caso desejarem podem fazer adaptações a essa oração pra fazer o uso em casa nas Devoções e Cultos Domésticos. Que o Senhor, em sua eterna misericórdia, ouça a nossa oração!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia Luterana: Ordem do Culto Principal II

  ORDEM DO CULTO PRINCIPAL II Clique aqui para baixar a Ordem Litúrgica II em pdf HINO DE INVOCAÇÃO DE PÉ INVOCAÇÃO Em lembrança de seu batismo, todos poderão fazer o sinal da cruz † O oficiante volta-se ao altar O - Em nome do Pai e do † Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28.19b) C - Amém. ALOCUÇÃO CONFESSIONAL Em preparação à Confissão dos Pecados, a oficiante pode proferir uma breve Alocução. CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO O oficiante volta-se para a congregação. O - Amados no Senhor. De coração sincero nos acheguemos de Deus, nosso Pai, e lhe confessemos os nossos pecados, suplicando-lhe em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que nos conceda o perdão. (Hebreus 10.22) O oficiante volta-se para o altar. O - O nosso socorro está em o nome do Senhor. (Salmo 124.8) C - Que fez o céu e a terra. O - Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. C - E tu perdoaste a maldade do meu pecado. DE PÉ/AJOELHADO Opção I O - Onipotente Deus e misericordioso Pai, eu, pobre e miserável pecador, te

Terços: Método Devocional (part. 3)

  TERÇOS: MÉTODO DEVOCIONAL (part. 3) ………..………..………..………..………..……....…..………...........………..………..………..………..…… Seguem mais fórmulas que utilizam de uma corda de oração (terço/rosário) e foram desenvolvidas como forma de devoção e meditação, lembro mais uma vez que, ao rezar, não sejam como os que acham que fazendo isso terão boas obras para salvar-se e que é uma forma "mágica" de alcançar bênçãos, mas pensem apenas em cumprir o Mandamento de meditar nas Palavras de Deus sempre. "Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás aos teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.   Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas." Deuteronômi

Litania para Batalha Espiritual

  Litania para Batalha Espiritual Se trata de uma Litania que foi criada para ser utilizada de forma a fazer parte do culto, mas também pode fazer porte das devoções de cara, lembrando que esta não é uma oração de exorcismo, casa achar necessário busque sempre um ministro ordenado para lhe aconselhar a usar as ferramentas certas pra sua batalha espiritual. Senhor, tem misericórdia Cristo,tem misericórdia Senhor, tem misericórdia. Ó Senhor, Jesus Cristo. Em seu santo nome, ouve nossa oração. Deus Pai, Criador do Céu e da Terra, tem misericórdia de nós. Deus Filho, Redentor do mundo, tem misericórdia de nós. Deus Espírito Santo, Consolador, tem misericórdia de nós. Santíssima Trindade, um só Deus em três pessoas, tem misericórdia de nós. Em nossas batalhas espirituais, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o diabo, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o mundo e seus sistemas, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra nossa natureza pe