Pular para o conteúdo principal

Oração Geral da Igreja


 ORAÇÃO GERAL DA IGREJA


Conforme observamos na Ordem do Culto Principal ( - 17) antes da Liturgia Eucarística, nós temos a Oração Geral da Igreja, a qual se trata de um conjunto de preces da Comunidade, sendo geralmente nesse momento em que são lembrados os irmãos enfermos e enlutados, também os aniversariantes da semana, além de outros pedidos de oração que são anotados com antecedência e entregues ao pastor ou o oficiante para dirigir a oração.

É na Oração Geral da Igreja, a qual procede o momento da Santa Ceia - no qual nos reunimos como a Comunhão dos Santos com todos os irmãos espalhados pelo mundo inteiro, de hoje em dia e em todos os tempos para celebrar o Sacrifício e Morte de Nosso Senhor Jesus que entregou seu Corpo e Sangue para que nós tivéssemos vida; onde nós oramos pelos irmãos da Igreja como um todo, pedindo especialmente fortalecimento de fé e rica medida de graça para os irmãos perseguidos.

Nesse momento o Oficiante se vira para o Altar e ora em nome da comunidade, mas também é comum que se faça uma oração responsiva, onde a Congregação reunida responde às preces com a súplica de que o Senhor possa ouvir a sua oração e atendê-la. A oração escrita abaixo é um exemplo dessa forma:


O - Oremos…


O - Todo poderoso e eterno Deus, digno da reverència de todas as pessoas, agradecemos-te de coração pelas inúmeras bênçãos que, sem mérito ou dignidade da nossa parte, nos concedeste. Louvamos-te especialmente por teres preservado entre nós a tua Palavra salvadora e os santos sacramentos Pedimos-te, Senhor, que concedas à tua Igreja pureza de doutrina e pastores fiéis, que preguem a tua Palavra com ousadia e poder. Permite a todos que a ouvem uma correta compreensão e confiança na mesma. Envia trabalhadores à tua seara, e abre a porta da fé aos que ainda não te conhecem, Lembra os inimigos da tua igreja com misericórdia e concede-lhes o arrependimento para a nova vida em Cristo. Protege e defende a tua Igreja de todos os perigos e tribulações. Fortalece a nós e os demais cristãos para que coloquemos a nossa confiança exclusivamente na Graça revelada em Cristo e ajuda-nos a combater o bom combate da fé para que alcancemos a nossa Salvação Eterna.

      Por tua misericórdia, Senhor,


C - ouve a nossa oração.


O - Derrama a tua graça e o teu amor sobre todas as nações da terra. Abençoa especialmente nossa pátria, o seu povo e a todos que ocupam cargos de liderança e autoridade. Faze resplandecer a tua glória no meio do povo para que haja misericórdia e verdade, justiça e paz em todos os lugares. 

      Por tua misericórdia, Senhor,


C - ouve a nossa oração.


O - Entregamos aos teus cuidados as nossas escolas e pedimos-te que concedas que os nossos filhos cresçam num conhecimento e sabedoria que seja útil, bem como nas virtudes cristãs, e ajuda-os para que possam produzir bons frutos para a vida aqui neste mundo. Dá sabedoria, senso de responsabilidade, espírito de sacrifício e paciência aos professores e mestres para que possam cumprir com alegria e prazer a sua vocação de educadores da justiça que provém de Cristo.

      Por tua misericórdia, Senhor,


C - ouve a nossa oração.


O - Bondosamente defende-nos de toda calamidade proveniente de incêndio e inundação, guerra e doenças contagiosas, de escassez e fome, de marginalidade, crime, desemprego e de qualquer outro mal que possa afetar o nosso corpo. Cuida e faze prosperar a cada um em sua vocação, e permite que todas as ciências e artes úteis floresçam entre nós. Sê o Deus das viúvas e dos órfãos, o ajudador dos enfermos e necessitados, o confortador dos abatidos e aflitos.

     Por tua misericórdia, Senhor,


C - ouve a nossa oração.


O - Aceita, te imploramos, nosso corpo e nossa vida, nossos corações e nossas mentes, as ofertas que trazemos perante ti para o teu louvor e serviço.

       Por tua misericórdia, Senhor,


C - ouve a nossa oração.


O - Concede o teu Espírito Santo a todos os que participam da Santa Ceia hoje para que recebam o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo em sincero arrependimento, fé confiante e para o enriquecimento de suas vidas gastadas em amor a ti e a seu semelhante.

       Por tua misericórdia, Senhor,


C - ouve a nossa oração.


(Aqui poderão ser incluídas, diretamente, súplicas, intercessões e orações. A congregação responderá a cada uma com - “ouve a nossa oração”.)


O - Como estrangeiros e peregrinos que somos neste mundo, ajuda-nos, por meio da verdadeira fé e uma vida agradável a ti, a nos prepararmos para a vida que há de vir, fazendo a obra que nos confiaste enquanto é dia, antes que venha a noite quando ninguém mais pode trabalhar. E quando vier a nossa hora derradeira, sustenta-nos com o teu poder e recebe-nos em teu reino celestial; por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.


C - Amém.


Caso desejarem podem fazer adaptações a essa oração pra fazer o uso em casa nas Devoções e Cultos Domésticos. Que o Senhor, em sua eterna misericórdia, ouça a nossa oração!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia Luterana: Ordem do Culto Principal II

  ORDEM DO CULTO PRINCIPAL II Clique aqui para baixar a Ordem Litúrgica II em pdf HINO DE INVOCAÇÃO DE PÉ INVOCAÇÃO Em lembrança de seu batismo, todos poderão fazer o sinal da cruz † O oficiante volta-se ao altar O - Em nome do Pai e do † Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28.19b) C - Amém. ALOCUÇÃO CONFESSIONAL Em preparação à Confissão dos Pecados, a oficiante pode proferir uma breve Alocução. CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO O oficiante volta-se para a congregação. O - Amados no Senhor. De coração sincero nos acheguemos de Deus, nosso Pai, e lhe confessemos os nossos pecados, suplicando-lhe em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que nos conceda o perdão. (Hebreus 10.22) O oficiante volta-se para o altar. O - O nosso socorro está em o nome do Senhor. (Salmo 124.8) C - Que fez o céu e a terra. O - Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. C - E tu perdoaste a maldade do meu pecado. DE PÉ/AJOELHADO Opção I O - Onipotente Deus e misericordioso Pai, eu, pobre e miserável pecador,...

Liturgia das Horas: Matinas

  ORDEM DAS MATINAS LITURGIA DAS HORAS                   Matinas significa "da manhã", e é o nome dado para um antigo ofício de oração monástico que também faz parte da tradição litúrgica luterana, sendo é conduzido ao despontar do dia. Especialmente nas petições das Matinas, nós pedimos a Deus, e imploramos a sua proteção, sua benção e sua liderança sobre a nossa vida, rogando que Ele nos prepare para inicio e o fim do dia.         Abaixo se encontra a Ordem das Matinas conforme o Livro de Serviço e o Hinário Luterano, você pode baixar o pdf com essa liturgia no link em vermelho: Clique aqui para baixar a Ordem das Matinas em pdf HINO Um hino de invocação ao Espírito Santo ou outro hino poderá ser cantado. Então serão cantados os versículos que seguem. DE PÉ VERSÍCULOS O - Abre, Senhor, os meus lábios. (Salmo 51.15) C - E a minha boca manifestará o teu louvor. (Salmo 70.1) O - Apressa-te, ó...

Liturgia das Horas: Vésperas

  ORDEM DAS VÉSPERAS LITURGIA DAS HORAS           Vésperas, assim como "vespertino" significa "da tarde", esse ofício é celebrado à tarde, mas "no declinar do dia", no comecinho da noite, se as Matinas são para agradecer o início de mais um dia, as Vésperas são para que os cristãos agradecer por mais um dia passado. As preces das Vésperas espelham a oração do salmista, clamamos ao Senhor Deus que "Suba à sua presença a nossa oração, como incenso, e seja o erguer de nossas mãos como oferenda vespertina." (Sl 141.2), sendo portanto em sua essencia uma oferta de louvor e agradecimento por mais um dia passado.             Abaixo se encontra a Ordem das Vésperas conforme o Livro de Serviço e o Hinário Luterano, você pode baixar o pdf com essa liturgia no link em vermelho: Clique aqui para baixar a Ordem das Vésperas em pdf HINO Um hino de invocação ao Espírito Santo ou outro hino poderá ser cantado. Então serão cantados os...