Pular para o conteúdo principal

Litania: Grande litania de Lutero

 GRANDE LITANIA - 1529

(Bem-aventurado Dr. Martinho Lutero)


Quando lemos o saltério (Salmos) observamos a presença de uma fórmula de oração que é bastante "litânica”, um exemplo muito claro disso é o Salmo 136 que repete a cada versículo “porque a sua misericórdia dura para sempre”, então vemos que essa forma de oração que chamamos de litania remonta aos tempos bíblicos, onde havia a presença de responsividade em orações feitas por todo o povo. A Igreja Cristã então se aproveita disso e traz para a sua liturgia esse modelo de oração.

Litania ou “ladainha” vem da palavra grega λιτανεία, que vem de  λιτή - “súplica”. E esse modelo de oração teve origem em Antioquia no século IV, sendo uma oração insistente e perseverante (Lc 11:5-10), cuja estrutura é baseada no Kyrie (Senhor, tem piedade) dirigido ao Deus Uno e Trino. Essa forma de oração se espalhou para o oriente e ocidente, sendo presente em ambas as tradições cristãs.

Na época medieval foram incluídas invocações aos santos e a Virgem Maria, de forma como os católicos romanos rezam até hoje. Em 1519 Lutero expressou seu apreço pela Litania, bem como mostrou pela Liturgia das Horas, a estimulando e, mais tarde, em 1529 aplicou seu uso em latim e alemão nas Matinas, Vésperas e Domingos, mas retirou todas as invocações aos santos, tornando-a uma oração centrada em Deus Triúno.

A Litania começa e termina com o Kyrie, podendo ser seguida pelo Pai-Nosso e alguma oração de Coleta. Ela pode ser usada como devoção particular ou para reuniões de oração em grupo. As respostas estão sem negrito para utilização em grupos, o dirigente lerá em voz alta o que está em negrito e os irmãos responderão uníssono.


Clique aqui para baixar a Grande Litania em pdf


Ó Senhor, tem piedade de nós.

Ó Cristo, tem piedade de nós.

Ó Senhor, tem piedade de nós.

Ó Cristo, ouve-nos.


Deus Pai do Céu, tem piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tem piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tem piedade de nós.


Sê gracioso conosco.

Poupa-nos, amado Senhor Deus.

Sê gracioso conosco.

Ajuda-nos, amado Senhor Deus.


De todo pecado; de todo erro; de todo mal:

Guarda-nos, amado Senhor Deus.


Da astúcia e dos assaltos do diabo; de morte desventurada e inesperada; da peste e da fome; da guerra e do derramamento de sangue; de tumulto e rebelião; de raios e tempestade; de calamidade por água ou fogo; e da perdição eterna:

Guarda-nos, amado Senhor Deus.


Pelo mistério de tua Santa Encarnação; por teu santo nascimento; por teu batismo, jejum e tentação; por tua agonia e suor de sangue; por tua cruz e paixão; por tua preciosa morte e sepultamento; por tua gloriosa ressurreição e ascensão; e pela vinda do Espírito Santo, o Consolador:

Ajuda-nos, amado Senhor Deus.


Em todo tempo da nossa tribulação;

Em todo tempo da nossa prosperidade;

Na hora de nossa morte e no Juízo Final:

Ajuda-nos, amado Senhor Deus.


Nós, pobres pecadores, imploramos:

Que nos ouças, ó Senhor.


Que governes e conduzas tua santa Igreja Cristã (Católica); preserves todos os pastores e ministros da tua Igreja no verdadeiro conhecimento da tua Palavra e em santidade de vida:

Ouve-nos, amado Senhor Deus.


Que ponhas um fim em todas as divisões e escandalos; Reconduze ao caminho da Verdade os que andam no erro e no engano; e lances por terra satanás aos nossos pés:

Ouve-nos, amado Senhor Deus.


Que envies trabalhadores fiéis a tua seara; acompanhes Tua Palavra com teu Espírito e graça; levanta os que caem e fortalece os que se mantém de pé; consola e ajuda o coração enfraquecido e aflito:

Ouve-nos, amado Senhor Deus.


Concede a todos os povos paz e concórdia; preserva a nossa nação de discórdia e contendas; dá a nossa nação perpétua vitória sobre todos os inimigos; rege e defende o nosso presidente e todas as autoridades; abençoa e protege nossos magistrados e todo nosso povo.

Ouve-nos, amado Senhor Deus.


Olha e socorre aqueles que estão em perigo, dificuldades e tribulação; protege todos os que viajam por terra ou água [ou ar]; concedas um parto e um desenvolvimento alegre a todas as grávidas e crianças de colo; fortalece e cuida de todos os enfermos e crianças; libertes todos os inocentes presos; defendas e sustentes todas as viúvas e os órfãos; e tenha piedade de todas as pessoas:

Ouve-nos, amado Senhor Deus.


Perdoes os nossos inimigos, perseguidores e caluniadores, e converte os seus corações; concedas e preserves para nosso uso o fruto da terra; que tome em teu cuidado todas as nossas represas, barragens e comportas; preserves e abençoes nossas minas; e nos escutes misericordiosamente:

Ouve-nos, amado Senhor Deus.


Ó Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus,

imploramos que nos ouças.


Ó tu, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós.

Ó tu, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós.

Ó tu, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, dá-nos a tua paz.


Ó Cristo, ouve-nos.

Ó Senhor, tem piedade de nós.

Ó Cristo, tem piedade de nós.

Ó Senhor, tem piedade de nós. Amém!


  1. Oração Final


Deus conceda aos vivos, graça.

Aqueles que partiram, descanso.

À sua Igreja, ao nosso país e a toda humanidade, paz e concórdia.

E a nós, pobres pecadores, a Vida Eterna.

Amém.


  1. Benção:


O Senhor seja convosco.

E com o teu espírito.

Bendigamos ao Senhor.

Demos graças a Deus.

O nosso socorro está em o nome do Senhor.

Que fez os céus e a terra.


A benção do Deus Todo-poderoso, PaiFilho e Espírito Santo, esteja entre nós e permaneça entre nós para sempre. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia Luterana: Ordem do Culto Principal II

  ORDEM DO CULTO PRINCIPAL II Clique aqui para baixar a Ordem Litúrgica II em pdf HINO DE INVOCAÇÃO DE PÉ INVOCAÇÃO Em lembrança de seu batismo, todos poderão fazer o sinal da cruz † O oficiante volta-se ao altar O - Em nome do Pai e do † Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28.19b) C - Amém. ALOCUÇÃO CONFESSIONAL Em preparação à Confissão dos Pecados, a oficiante pode proferir uma breve Alocução. CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO O oficiante volta-se para a congregação. O - Amados no Senhor. De coração sincero nos acheguemos de Deus, nosso Pai, e lhe confessemos os nossos pecados, suplicando-lhe em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que nos conceda o perdão. (Hebreus 10.22) O oficiante volta-se para o altar. O - O nosso socorro está em o nome do Senhor. (Salmo 124.8) C - Que fez o céu e a terra. O - Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. C - E tu perdoaste a maldade do meu pecado. DE PÉ/AJOELHADO Opção I O - Onipotente Deus e misericordioso Pai, eu, pobre e miserável pecador, te

Terços: Método Devocional (part. 3)

  TERÇOS: MÉTODO DEVOCIONAL (part. 3) ………..………..………..………..………..……....…..………...........………..………..………..………..…… Seguem mais fórmulas que utilizam de uma corda de oração (terço/rosário) e foram desenvolvidas como forma de devoção e meditação, lembro mais uma vez que, ao rezar, não sejam como os que acham que fazendo isso terão boas obras para salvar-se e que é uma forma "mágica" de alcançar bênçãos, mas pensem apenas em cumprir o Mandamento de meditar nas Palavras de Deus sempre. "Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás aos teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.   Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas." Deuteronômi

Litania para Batalha Espiritual

  Litania para Batalha Espiritual Se trata de uma Litania que foi criada para ser utilizada de forma a fazer parte do culto, mas também pode fazer porte das devoções de cara, lembrando que esta não é uma oração de exorcismo, casa achar necessário busque sempre um ministro ordenado para lhe aconselhar a usar as ferramentas certas pra sua batalha espiritual. Senhor, tem misericórdia Cristo,tem misericórdia Senhor, tem misericórdia. Ó Senhor, Jesus Cristo. Em seu santo nome, ouve nossa oração. Deus Pai, Criador do Céu e da Terra, tem misericórdia de nós. Deus Filho, Redentor do mundo, tem misericórdia de nós. Deus Espírito Santo, Consolador, tem misericórdia de nós. Santíssima Trindade, um só Deus em três pessoas, tem misericórdia de nós. Em nossas batalhas espirituais, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o diabo, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o mundo e seus sistemas, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra nossa natureza pe