GRANDE LITANIA - 1529
(Bem-aventurado Dr. Martinho Lutero)
Quando lemos o saltério (Salmos) observamos a presença de uma fórmula de oração que é bastante "litânica”, um exemplo muito claro disso é o Salmo 136 que repete a cada versículo “porque a sua misericórdia dura para sempre”, então vemos que essa forma de oração que chamamos de litania remonta aos tempos bíblicos, onde havia a presença de responsividade em orações feitas por todo o povo. A Igreja Cristã então se aproveita disso e traz para a sua liturgia esse modelo de oração.
Litania ou “ladainha” vem da palavra grega λιτανεία, que vem de λιτή - “súplica”. E esse modelo de oração teve origem em Antioquia no século IV, sendo uma oração insistente e perseverante (Lc 11:5-10), cuja estrutura é baseada no Kyrie (Senhor, tem piedade) dirigido ao Deus Uno e Trino. Essa forma de oração se espalhou para o oriente e ocidente, sendo presente em ambas as tradições cristãs.
Na época medieval foram incluídas invocações aos santos e a Virgem Maria, de forma como os católicos romanos rezam até hoje. Em 1519 Lutero expressou seu apreço pela Litania, bem como mostrou pela Liturgia das Horas, a estimulando e, mais tarde, em 1529 aplicou seu uso em latim e alemão nas Matinas, Vésperas e Domingos, mas retirou todas as invocações aos santos, tornando-a uma oração centrada em Deus Triúno.
A Litania começa e termina com o Kyrie, podendo ser seguida pelo Pai-Nosso e alguma oração de Coleta. Ela pode ser usada como devoção particular ou para reuniões de oração em grupo. As respostas estão sem negrito para utilização em grupos, o dirigente lerá em voz alta o que está em negrito e os irmãos responderão uníssono.
Clique aqui para baixar a Grande Litania em pdf
Ó Senhor, tem piedade de nós.
Ó Cristo, tem piedade de nós.
Ó Senhor, tem piedade de nós.
Ó Cristo, ouve-nos.
Deus Pai do Céu, tem piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tem piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tem piedade de nós.
Sê gracioso conosco.
Poupa-nos, amado Senhor Deus.
Sê gracioso conosco.
Ajuda-nos, amado Senhor Deus.
De todo pecado; de todo erro; de todo mal:
Guarda-nos, amado Senhor Deus.
Da astúcia e dos assaltos do diabo; de morte desventurada e inesperada; da peste e da fome; da guerra e do derramamento de sangue; de tumulto e rebelião; de raios e tempestade; de calamidade por água ou fogo; e da perdição eterna:
Guarda-nos, amado Senhor Deus.
Pelo mistério de tua Santa Encarnação; por teu santo nascimento; por teu batismo, jejum e tentação; por tua agonia e suor de sangue; por tua cruz e paixão; por tua preciosa morte e sepultamento; por tua gloriosa ressurreição e ascensão; e pela vinda do Espírito Santo, o Consolador:
Ajuda-nos, amado Senhor Deus.
Em todo tempo da nossa tribulação;
Em todo tempo da nossa prosperidade;
Na hora de nossa morte e no Juízo Final:
Ajuda-nos, amado Senhor Deus.
Nós, pobres pecadores, imploramos:
Que nos ouças, ó Senhor.
Que governes e conduzas tua santa Igreja Cristã (Católica); preserves todos os pastores e ministros da tua Igreja no verdadeiro conhecimento da tua Palavra e em santidade de vida:
Ouve-nos, amado Senhor Deus.
Que ponhas um fim em todas as divisões e escandalos; Reconduze ao caminho da Verdade os que andam no erro e no engano; e lances por terra satanás aos nossos pés:
Ouve-nos, amado Senhor Deus.
Que envies trabalhadores fiéis a tua seara; acompanhes Tua Palavra com teu Espírito e graça; levanta os que caem e fortalece os que se mantém de pé; consola e ajuda o coração enfraquecido e aflito:
Ouve-nos, amado Senhor Deus.
Concede a todos os povos paz e concórdia; preserva a nossa nação de discórdia e contendas; dá a nossa nação perpétua vitória sobre todos os inimigos; rege e defende o nosso presidente e todas as autoridades; abençoa e protege nossos magistrados e todo nosso povo.
Ouve-nos, amado Senhor Deus.
Olha e socorre aqueles que estão em perigo, dificuldades e tribulação; protege todos os que viajam por terra ou água [ou ar]; concedas um parto e um desenvolvimento alegre a todas as grávidas e crianças de colo; fortalece e cuida de todos os enfermos e crianças; libertes todos os inocentes presos; defendas e sustentes todas as viúvas e os órfãos; e tenha piedade de todas as pessoas:
Ouve-nos, amado Senhor Deus.
Perdoes os nossos inimigos, perseguidores e caluniadores, e converte os seus corações; concedas e preserves para nosso uso o fruto da terra; que tome em teu cuidado todas as nossas represas, barragens e comportas; preserves e abençoes nossas minas; e nos escutes misericordiosamente:
Ouve-nos, amado Senhor Deus.
Ó Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus,
imploramos que nos ouças.
Ó tu, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós.
Ó tu, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós.
Ó tu, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, dá-nos a tua paz.
Ó Cristo, ouve-nos.
Ó Senhor, tem piedade de nós.
Ó Cristo, tem piedade de nós.
Ó Senhor, tem piedade de nós. Amém!
Oração Final
Deus conceda aos vivos, graça.
Aqueles que partiram, descanso.
À sua Igreja, ao nosso país e a toda humanidade, paz e concórdia.
E a nós, pobres pecadores, a Vida Eterna.
Amém.
Benção:
O Senhor seja convosco.
E com o teu espírito.
Bendigamos ao Senhor.
Demos graças a Deus.
O nosso socorro está em o nome do Senhor.
Que fez os céus e a terra.
A benção do Deus Todo-poderoso, Pai † Filho e Espírito Santo, esteja entre nós e permaneça entre nós para sempre. Amém.
Comentários
Postar um comentário