Pular para o conteúdo principal

Orações para o Culto

 ORAÇÕES PARA SEREM FEITAS DURANTE O CULTO

    
      É muito comum que você passe diante de uma igreja de denominação evangélica antes de ter começado o culto e veja muitos membros de joelhos no seus lugares ou até sentados mesmo orando, muitos são os que aproveitam desse momento para confessar seus pecados diante de Deus e pedir que Ele lhes conceda perdão. Essa prática não é de exclusividade evangélica, mas se você voltar desde os tempos do Antigo Testamento, nós temos Ana, mãe do Profeta Samuel, que diante do tabernáculo orava e clamava ao Senhor, não era um momento de celebração nem estavam sacrificando, mas ela viu ali naquele lugar onde Deus prometeu que habitaria um bom lugar pra apresentar suas aflições ao Senhor.

     Na Igreja Luterana existe já no começo da liturgia do Culto um momento de Confissão e Absolvição geral, e, por haver uma "liturgia", muitos irmãos se prendem as orações comuns nela e deixam as orações individuais durante o culto um pouco de lado. Mas é importante lembrar que essas orações tem o seu valor, e que é importante que façamos, pois através delas demonstramos arrependimento, confiança e gratidão no momento de celebração.

     É recomendado que em casa, antes de ir pra o Culto, façamos o Exame de Consciência em preparação, meditando nos erros que durante a semana cometemos e, e pelos quais precisamos pedir perdão ao Senhor. Se puder, ainda em casa ou antes do culto, ore pelo seu pastor, para que o Espírito o guie. Ao chegar na Igreja, um pouco antes de começar o culto, você pode de pé ou de joelhos ou, ainda sentado, fazer uma oração preparatória de profissão de fé ou/e confissão. 

     É também recomendado que se faça uma oração antes de receber a Santa Ceia, essa não precisa ser muito longa, mas é importante demonstrar humildade e arrependimento antes de ir à Mesa do Senhor. Ao tornar a sentar-se, é bom também fazer uma oração, dessa vez em agradecimento pelo fortalecimento de fé e remissão que o sacramento concede.

      Por fim, após a Benção que o oficiante proferirá, despeça-se agradecendo por mais um Culto e pedindo e confiando que o Bom Deus te acompanha em mais uma semana.

      Segue logo a seguir algumas orações que você pode usar na Igreja:

OREMOS

Ao entrar no templo

LEMBRANÇA DO BATISMO


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Eu sou batizado!

Uma criança de Deus, por Ele perdoada, unido a morte e a ressurreição de Cristo Jesus, sua vitória é a minha vitória.

Amém!


Ao chegar no seu lugar (sentado ou de joelhos)
ORAÇÃO PREPARATÓRIA (ANTES DO CULTO)

Ó Senhor, meu Criador, Redentor e Consolador, no momento em que eu venho te adorar em espírito e em verdade, humildemente te peço que abras meu coração para a pregação da Tua Palavra, para que eu possa me arrepender dos meus pecados, crer em Jesus Cristo como o meu Salvador e crescer na graça e santidade. Ouve-me por amor do Teu Nome. Amém.


Confessai (sentado ou de joelhos)
CONFISSÃO DE ISAÍAS (Is 6.5-7)

“Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o SENHOR Todo-Poderoso!”

Senhor, meu Deus, permite que teu anjo toque em meus lábios com ‘brasa viva’ do teu Altar, que é a Santa Ceia, e então a minha iniquidade será tirada e o meu pecado, perdoado. Em Cristo Jesus. Amém.


Ou esta (sentado ou de joelhos)
CONFISSÃO DOS PECADOS

Eu, pobre pecador, confesso diante de Deus, meu Pai celestial, que infelizmente cometi graves e multiformes pecados, não só em forma de palavras e atos, mas especialmente no meu interior, no que diz respeito à cegueira inata, incredulidade, dúvidas, falta de ânimo, impaciência, soberba, maus desejos, avareza, inveja secreta, ódio, ciúme e outros pecados que o meu bom Deus e Pai tão bem conhece e eu conheço tão imperfeitamente. Arrependo-me sinceramente destes meus pecados e sinto tristeza por causa deles. Confio, porém, na graça de Deus revelada em seu Filho Jesus Cristo e suplico a ele que me conceda o seu Espírito Santo para corrigir a minha vida e viver de uma forma agradável a Deus, meu Pai celestial. Amém.


Caso esteja passando por um momento difícil (sentado ou de pé)

ORAÇÃO PEDINDO FÉ


Graças te dou, ó meu bom Deus, por eu haver aprendido que, por minha própria força, jamais poderia apagar a culpa do meu pecado, mas que o Senhor Jesus tirou, pagou e expiou as minhas culpas. Alegro-me nesta fé, embora não a possa compreender. Confesso que a minha fé ainda é muito fraca e suplico-te que me concedas uma fé mais pura. Ensina-me a dizer com Davi: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável". Apenas tu, Senhor, podes conceder-me um espírito novo e reto, que confie com toda firmeza na tua Palavra. Ouve, pois, a minha súplica e purifica o meu coração de todas as dúvidas e de toda a incredulidade e o conforta para que te louve e te glorifique cheio de alegria. Amém.


Orar em casa ou antes do culto

ORAÇÃO PELO PASTOR NO INÍCIO DO CULTO


Ó onipotente e eterno Deus, que pelo teu querido Filho, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nos ordenaste pedirmos fiéis obreiros para a tua seara, suplico-te de todo o meu coração em favor de meu pregador e pastor, para que abra a sua boca cheio de alegria, pregando a tua santa Palavra retamente, contra qualquer doutrina errônea e contra qualquer abuso, anunciando o mistério do teu Evangelho, instruindo e falando na tua igreja de maneira própria, com toda a ousadia, para que eu e todos os meus amados irmãos, congregados comigo nesta igreja, sejamos confortados pelo teu Espírito Santo, vivamos na presente vida com tua obediência e sejamos salvos por toda a eternidade, mediante o teu Filho Jesus Cristo. Amém.


Orar antes do culto

PRECE EM FAVOR DO PASTOR


Ó Onipotente e Eterno Deus, suplico-te de todo o meu coração em favor do meu pastor, para que abra a sua boca cheio de alegria, pregando a tua Santa Palavra com ousadia. Nas tribulações conforta-o pelo teu Espírito Santo. Amém.


Orar ao se apresentar diante do Altar para pregar ou já dentro da sacristia

ORAÇÃO DA SACRISTIA - FEITA PELO PASTOR OU LEIGO QUE VAI PREGAR (Dr. Martinho Lutero)


Ó Senhor Deus, usa-me como teu instrumento. Só não me desampares, pois se for deixado só, eu facilmente destruirei tudo. Amém.


Orar se não sentir vontade de Ceiar

QUANDO FALTA DESEJO PELA CEIA DO SENHOR


Senhor Jesus Cristo, faze-me reconhecer a minha pobreza de coração causada pelo pecado. Afasta de mim pensamentos de autossuficiência, e ajuda-me a ver o quanto dependo da tua graça e do teu amor. Acende, ó Senhor, em mim um desejo verdadeiro da tua misericórdia e faze-me confiar inteiramente na tua promessa de perdão. Socorre-me a minha falta de fé e torna-me um digno participante do Corpo e do Sangue de Cristo dados a mim para perdão e fortalecimento na fé. Atende-me, em nome de Cristo. Amém.


Orar antes de ir receber da Ceia (sentado)

ORAÇÃO DO HUMILDE ACESSO


Não ousamos vir à tua Mesa, ó boníssimo Senhor, confiados em nossa própria retidão, mas em tuas muitas e grandes misericórdias. Nem ao menos somos dignos de apanhar as migalhas que caem de tua Mesa. Tu, porém, és o mesmo Senhor, sempre misericordioso e bondoso por natureza. Concede-nos, pois, benigno Senhor, que de tal modo comamos a Carne de teu amado Filho Jesus Cristo, e bebamos o seu Sangue; que nossos corpos pecadores sejam purificados por seu Corpo, e as nossas almas lavadas por seu precioso Sangue; e que sempre vivamos nele, e ele em nós. Amém.


Ou esta, antes de ir receber da Ceia (sentado)

Ó CLEMENTÍSSIMO SENHOR (SANTO AMBRÓSIO)


Ó clementíssimo Senhor Jesus Cristo, eu, indigno pecador, desconfiando profundamente dos meus próprios merecimentos, e confiando absolutamente na vossa misericórdia e bondade, receio e tremo ao aproximar-me da mesa do vosso suavíssimo e dulcíssimo banquete. É que, Senhor, apesar de Vos haver consagrado o meu coração e o meu corpo, reconheço que muitas vezes os tenho manchado com numerosos pecados, pois não tenho vigiado e guardado cuidadosamente a minha inteligência e as minhas palavras. Eis por que, ó Bondade infinita, ó Majestade incomparável, encontrando-me reduzido ao último extremo da miséria, venho a Vós, que sois a fonte da misericórdia, para ser curado; e, não podendo suportar os rigores do meu Juiz, confio na vossa proteção, ó meu Salvador, e invoco ardentemente as vossas misericórdias. A Vós, Senhor, revelo as minhas chagas; a Vós, Senhor, confesso toda a minha vergonha. Sei que os meus pecados são grandes e numerosos, o que me enche de temor; mas também confio absolutamente na vossa misericórdia, que sei ser infinita. Lançai sobre mim os vossos olhares misericordiosos, ó Senhor Jesus, Rei eterno, Deus e homem, que fostes crucificado por causa dos mesmos homens. Escutai-me, pois espero em Vós. Tende piedade de mim, que sou miserável pecador, Vós que nunca deixais de espalhar pela Terra as águas de misericórdia.


Eu Vos saúdo, ó Vítima da salvação, oferecida no madeiro da Cruz, pelo resgate do gênero humano e por mim! Eu Vos saúdo, ó Sangue nobre e preciosíssimo brotando das Chagas do Crucificado, meu Senhor Jesus Cristo, e lavando os pecados do mundo inteiro! Ó Senhor, lembrai-Vos desta vossa indigníssima criatura que resgatastes com o vosso Sangue. Arrependo-me de haver pecado, e desejo ardentemente emendar-me. Arrancai de mim todas as minhas iniquidades e pecados, a fim de que, puro de coração e de corpo, possa amar dignamente o Santo dos santos.


Permiti, pela vossa graça, que a Hóstia santíssima do vosso Corpo e Sangue que, apesar de indigno, me preparo para receber, seja para remissão dos meus pecados, purifique-me inteiramente das minhas faltas, afaste de mim os maus pensamentos, desperte na minha alma bons sentimentos, obrigue-me a praticar salutares ações, segundo a vossa vontade, seja, enfim, para minha alma e para meu corpo, um abrigo seguro contra todas as ciladas dos meus inimigos. Assim seja.


Ou esta, antes de ir receber da Ceia (sentado)

ORAÇÃO DE SÃO JOÃO CRISÓSTOMO


Creio, Senhor e confesso, que em verdade Tu És Cristo, Filho de Deus vivo e que vieste ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Creio ainda que este é o Teu Puríssimo Corpo e que este é o Teu próprio precioso Sangue.

Suplico-Te, pois, tem misericórdia de mim e perdoa-me as minhas faltas voluntárias e involuntárias, que cometi por palavras ou ações, com conhecimento ou por ignorância, e concede-me sem condenação receber Teus puríssimos Mistérios para remissão dos pecados e para a vida eterna. Amém.

Da Tua Ceia Mística, aceita-me hoje como participante, ó Filho de Deus; pois não revelarei o Teu Mistério aos Teus inimigos, nem Te darei o beijo como Judas, mas como o ladrão me confesso: lembra-Te de mim, Senhor, no Teu Reino, Que não seja para meu juízo ou condenação, a recepção de Teus Santos Mistérios, Senhor, mas para a cura da alma e do corpo.


Ou esta, antes de ir receber da Ceia (sentado)

ORAÇÃO PARA ANTES DA PARTICIPAÇÃO DA SANTA CEIA


Senhor Jesus, convidas a vir a ti todas as pessoas que estão cansadas e sobrecarregadas para dar-lhes alívio e descanso às suas almas. Eu te suplico que me faças sentir o teu amor nesta Ceia Sagrada que preparaste para os teus filhos na terra. Protege-me da impenitência e incredulidade, para que não participe do Sacramento para a minha condenação. Purifica meu coração e minha mente de qualquer desejo pecaminoso e justificação própria e reveste-me com o manto da tua justiça, ó Cristo. Lava-me no teu precioso Sangue e fortalece a minha fé em ti e aumenta o meu amor para contigo e o meu semelhante. Renova a minha esperança de salvação e recebe-me, depois desta vida, na tua mesa celestial, onde ofereces aos teus o Pão Eterno e lhes dás de beber das fontes que jamais acabam. Ouve-me por amor de ti mesmo. Amém.


Ou esta, antes de ir receber da Ceia, próximo do Altar (de pé)

SÚPLICA ANTES DA PARTICIPAÇÃO DA SANTA CEIA


Ó Senhor Jesus Cristo, o teu santo Corpo e o teu santo Sangue me fortaleçam e me preservem na fé verdadeira para a vida eterna. Amém.


Orar junto com o pastor e benzer-se antes de voltar ao seu lugar

DIANTE DO ALTAR APÓS RECEBER DA CEIA DO SENHOR (Em silêncio)


Que este Santo Sacramento me fortaleça e preserve na fé para a vida eterna. Amém.


Orar após sentar-se no seu lugar depois da Ceia

ORAÇÃO PARA DEPOIS DA PARTICIPAÇÃO DA SANTA CEIA


Senhor Deus, Pai celestial, eu te agradeço de todo o meu coração por me teres concedido a graça de participar da Santa Ceia, para certeza da minha salvação e do perdão que concedes por meio de Jesus Cristo. Suplico-te humildemente que fortaleças a minha fé por meio deste Sacramento, me dés força para amar o meu próximo e me leves a um arrependimento diário e uma viva esperança da vida eterna, mediante Jesus Cristo, teu amado Filho, meu Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus para todo o sempre. Amém.


Orar após voltar seu lugar depois da Ceia

GRAÇAS APÓS A PARTICIPAÇÃO DA SANTA CEIA


O Senhor Jesus Cristo, graças te dou por me haveres nutrido com o teu santo corpo e com o teu precioso sangue para remissão dos meus pecados. Amém.


Orar após a Benção e Despedida, antes de sair da Igreja

CERTEZA DA SALVAÇÃO DEPOIS DE OUVIR E COMUNGAR

(Frase de Dr. Martinho Lutero)


"Quando olho para mim não vejo como me salvar. Quando olho para Jesus não vejo como me perder."


Ou, orar após a Benção e Despedida, antes de sair da Igreja

MARANATA (Ap 22.20)


"Amém. Vem, Senhor Jesus!"


......................................................................................................................................................................


"Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" - 1º Carta de S. Paulo aos Tessalonicenses, 5.16-18

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia Luterana: Ordem do Culto Principal II

  ORDEM DO CULTO PRINCIPAL II Clique aqui para baixar a Ordem Litúrgica II em pdf HINO DE INVOCAÇÃO DE PÉ INVOCAÇÃO Em lembrança de seu batismo, todos poderão fazer o sinal da cruz † O oficiante volta-se ao altar O - Em nome do Pai e do † Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28.19b) C - Amém. ALOCUÇÃO CONFESSIONAL Em preparação à Confissão dos Pecados, a oficiante pode proferir uma breve Alocução. CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO O oficiante volta-se para a congregação. O - Amados no Senhor. De coração sincero nos acheguemos de Deus, nosso Pai, e lhe confessemos os nossos pecados, suplicando-lhe em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que nos conceda o perdão. (Hebreus 10.22) O oficiante volta-se para o altar. O - O nosso socorro está em o nome do Senhor. (Salmo 124.8) C - Que fez o céu e a terra. O - Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. C - E tu perdoaste a maldade do meu pecado. DE PÉ/AJOELHADO Opção I O - Onipotente Deus e misericordioso Pai, eu, pobre e miserável pecador, te

Terços: Método Devocional (part. 3)

  TERÇOS: MÉTODO DEVOCIONAL (part. 3) ………..………..………..………..………..……....…..………...........………..………..………..………..…… Seguem mais fórmulas que utilizam de uma corda de oração (terço/rosário) e foram desenvolvidas como forma de devoção e meditação, lembro mais uma vez que, ao rezar, não sejam como os que acham que fazendo isso terão boas obras para salvar-se e que é uma forma "mágica" de alcançar bênçãos, mas pensem apenas em cumprir o Mandamento de meditar nas Palavras de Deus sempre. "Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás aos teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.   Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas." Deuteronômi

Litania para Batalha Espiritual

  Litania para Batalha Espiritual Se trata de uma Litania que foi criada para ser utilizada de forma a fazer parte do culto, mas também pode fazer porte das devoções de cara, lembrando que esta não é uma oração de exorcismo, casa achar necessário busque sempre um ministro ordenado para lhe aconselhar a usar as ferramentas certas pra sua batalha espiritual. Senhor, tem misericórdia Cristo,tem misericórdia Senhor, tem misericórdia. Ó Senhor, Jesus Cristo. Em seu santo nome, ouve nossa oração. Deus Pai, Criador do Céu e da Terra, tem misericórdia de nós. Deus Filho, Redentor do mundo, tem misericórdia de nós. Deus Espírito Santo, Consolador, tem misericórdia de nós. Santíssima Trindade, um só Deus em três pessoas, tem misericórdia de nós. Em nossas batalhas espirituais, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o diabo, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o mundo e seus sistemas, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra nossa natureza pe