Pular para o conteúdo principal

Liturgia das Horas: Matinas

 


ORDEM DAS MATINAS
LITURGIA DAS HORAS

       

        Matinas significa "da manhã", e é o nome dado para um antigo ofício de oração monástico que também faz parte da tradição litúrgica luterana, sendo é conduzido ao despontar do dia. Especialmente nas petições das Matinas, nós pedimos a Deus, e imploramos a sua proteção, sua benção e sua liderança sobre a nossa vida, rogando que Ele nos prepare para inicio e o fim do dia.

        Abaixo se encontra a Ordem das Matinas conforme o Livro de Serviço e o Hinário Luterano, você pode baixar o pdf com essa liturgia no link em vermelho:


Clique aqui para baixar a Ordem das Matinas em pdf


  1. HINO

Um hino de invocação ao Espírito Santo ou outro hino poderá ser cantado. Então serão cantados os versículos que seguem.


DE PÉ


  1. VERSÍCULOS


O - Abre, Senhor, os meus lábios. (Salmo 51.15)

C - E a minha boca manifestará o teu louvor. (Salmo 70.1)

O - Apressa-te, ó Deus, em me livrar

C - Apressa-te em ajudar-me, ó Senhor.


  1. GLORIA PATRI


Durante à Quaresma, a Aleluia não será cantada.


C - Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora é, e para sempre será de eternidade a eternidade. Amém. Aleluia!


  1. INVITATÓRIO


O - Vinde, adoremos o Senhor.

C - Que ele nos criou.


VENITE (Salmo 95.1-7)


C - Vinde, cantemos ao Senhor com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação. Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos. Porque o Senhor é o Deus supremo, e o grande Rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes. Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo de seu pasto, e ovelhas de sua mão. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora é, e para sempre será de eternidade a eternidade. Amém.


SENTADO


  1. HINO


  1. SALMODIA


Um ou mais salmos podem ser cantados ou recitados, cada um concluindo com o Gloria Patri.


  1. LEITURAS BÍBLICAS


Uma ou mais leituras bíblicas poderão ser feitas.

Ao final da(s) leitura(s), será cantado como segue:


O - Senhor, tem compaixão de nós.

C - Graças te damos, Senhor.


  1. HINO


  1. PREGAÇÃO


Uma mensagem poderá ser proferida.


  1. RECOLHIMENTO DAS OFERTAS


DE PÉ


  1. CÂNTICO


Opção I - TE DEUM LAUDAMUS


C - A ti, ó Deus, louvamos, e por Senhor nosso confessamos. A ti, ó eterno Pai, adora toda a terra. A ti clamam todos os anjos, os céus e todas as suas potestades, a ti os querubins e os serafins continuamente bradam. Santo, santo, santo, Senhor Deus dos Exércitos; os céus e a estão cheios da majestade da tua glória. A ti louva o glorioso coro dos apóstolos. A ti louva a santa congregação dos profetas. A ti louva o nobre exército dos mártires. A ti reconhece, por toda a terra, a Santa Igreja: como o Pai de infinita majestade; como adorável, verdadeiro e único Filho; e como o Espírito Santo, o Consolador. Tu és o Rei da Glória, Cristo. Tu és do Pai o sempiterno Filho. Tu, quando tomaste sobre ti livrar o homem, te humilhaste a nascer duma virgem, Tu, quando venceste o aguilhão da morte, abriste a todos os fiéis o reino celeste. Tu, à direita de Deus, estás sentado na glória do Pai. Cremos que virás ser nosso Juiz. Portanto, te suplicamos, socorras a teus servos, aos quais com teu precioso sangue redimiste. Faze com que sejam contados entre os santos teus na glória eterna. *[O Senhor, salva teu povo e abençoa tua herança. Governa e exalta teu povo eternamente. Dia após dia a ti louvamos; e glorificamos teu nome pelos séculos dos séculos. O Senhor, tem misericórdia de nós, tem misericórdia. O Senhor, seja sobre nós tua misericórdia, pois em ti está toda a nossa confiança. Em ti, Senhor, tenho confiado, não me deixes jamais ser enganado].


*As versões mais antigas do Te Deum omitem os versos 8 e 9


Ou


Opção II - BENEDICTUS (Lucas 1:68-75)


C - Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo, como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas, para nos libertar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam: para usar de misericórdia com os nossos pais e lembrar-se da sua santa aliança e do juramento que fez ao nosso pai Abraão, de conceder-nos que, livres da mão de inimigos, o adorássemos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora é, e para sempre será de eternidade a eternidade. Amém.


DE PÉ/AJOELHADO


  1. ORAÇÕES


Serão cantadas ou ditas as orações que seguem.


  KYRIE (Marcos 10.47)


T - Senhor, tem piedade de nós,

      Cristo, tem piedade de nós,

      Senhor, tem piedade de nós


PAI-NOSSO (Mateus 6.9-13)


T - Pai nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.


SAUDAÇÃO


O - O Senhor esteja convosco. (2 Timóteo 4.22)

C - E contigo também.


A Coleta do Dia e/ou outras coletas e/ou orações podem ser aqui inseridas.

ORAÇÃO PELA GRAÇA


O - Oremos. Ó Senhor, nosso Pai celestial, onipotente e sempiterno Deus, que nos trouxeste em segurança até o começo deste dia, defende-nos hoje com teu grande poder, não permitindo cairmos em pecado nem nos expondo descuidosos a qualquer perigo. Concede que nossos pensamentos e ações, ordenados por tua providência, sejam retos a teus olhos; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

C - Amém.


DE PÉ


  1. BENEDICAMUS


O - Bendigamos ao Senhor. (Salmo 103.1)

C - Demos graças a Deus.


  1. BÊNÇÃO (2 Coríntios 13.14)


O - A graça do Senhor Jesus † Cristo e o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

C - Amém.



Ordem das Matinas

Textos da Liturgia Cristo, adapt. Músicas: The Lutheran Hymnal, 1941, alt.

Textos: Dominio público. Adaptação dos textos: © Copyright da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (admin. Editora Concórdia), 1986

Músicas: Copyright de Concordia Publishing House, 1941 - Usado com permissão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia Luterana: Ordem do Culto Principal II

  ORDEM DO CULTO PRINCIPAL II Clique aqui para baixar a Ordem Litúrgica II em pdf HINO DE INVOCAÇÃO DE PÉ INVOCAÇÃO Em lembrança de seu batismo, todos poderão fazer o sinal da cruz † O oficiante volta-se ao altar O - Em nome do Pai e do † Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28.19b) C - Amém. ALOCUÇÃO CONFESSIONAL Em preparação à Confissão dos Pecados, a oficiante pode proferir uma breve Alocução. CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO O oficiante volta-se para a congregação. O - Amados no Senhor. De coração sincero nos acheguemos de Deus, nosso Pai, e lhe confessemos os nossos pecados, suplicando-lhe em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que nos conceda o perdão. (Hebreus 10.22) O oficiante volta-se para o altar. O - O nosso socorro está em o nome do Senhor. (Salmo 124.8) C - Que fez o céu e a terra. O - Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. C - E tu perdoaste a maldade do meu pecado. DE PÉ/AJOELHADO Opção I O - Onipotente Deus e misericordioso Pai, eu, pobre e miserável pecador, te

Terços: Método Devocional (part. 3)

  TERÇOS: MÉTODO DEVOCIONAL (part. 3) ………..………..………..………..………..……....…..………...........………..………..………..………..…… Seguem mais fórmulas que utilizam de uma corda de oração (terço/rosário) e foram desenvolvidas como forma de devoção e meditação, lembro mais uma vez que, ao rezar, não sejam como os que acham que fazendo isso terão boas obras para salvar-se e que é uma forma "mágica" de alcançar bênçãos, mas pensem apenas em cumprir o Mandamento de meditar nas Palavras de Deus sempre. "Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás aos teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.   Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas." Deuteronômi

Litania para Batalha Espiritual

  Litania para Batalha Espiritual Se trata de uma Litania que foi criada para ser utilizada de forma a fazer parte do culto, mas também pode fazer porte das devoções de cara, lembrando que esta não é uma oração de exorcismo, casa achar necessário busque sempre um ministro ordenado para lhe aconselhar a usar as ferramentas certas pra sua batalha espiritual. Senhor, tem misericórdia Cristo,tem misericórdia Senhor, tem misericórdia. Ó Senhor, Jesus Cristo. Em seu santo nome, ouve nossa oração. Deus Pai, Criador do Céu e da Terra, tem misericórdia de nós. Deus Filho, Redentor do mundo, tem misericórdia de nós. Deus Espírito Santo, Consolador, tem misericórdia de nós. Santíssima Trindade, um só Deus em três pessoas, tem misericórdia de nós. Em nossas batalhas espirituais, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o diabo, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o mundo e seus sistemas, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra nossa natureza pe