Matinas significa "da manhã", e é o nome dado para um antigo ofício de oração monástico que também faz parte da tradição litúrgica luterana, sendo é conduzido ao despontar do dia. Especialmente nas petições das Matinas, nós pedimos a Deus, e imploramos a sua proteção, sua benção e sua liderança sobre a nossa vida, rogando que Ele nos prepare para inicio e o fim do dia.
Abaixo se encontra a Ordem das Matinas conforme o Livro de Serviço e o Hinário Luterano, você pode baixar o pdf com essa liturgia no link em vermelho:
Clique aqui para baixar a Ordem das Matinas em pdf
HINO
Um hino de invocação ao Espírito Santo ou outro hino poderá ser cantado. Então serão cantados os versículos que seguem.
DE PÉ
VERSÍCULOS
O - Abre, Senhor, os meus lábios. (Salmo 51.15)
C - E a minha boca manifestará o teu louvor. (Salmo 70.1)
O - Apressa-te, ó Deus, em me livrar
C - Apressa-te em ajudar-me, ó Senhor.
GLORIA PATRI
Durante à Quaresma, a Aleluia não será cantada.
C - Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora é, e para sempre será de eternidade a eternidade. Amém. Aleluia!
INVITATÓRIO
O - Vinde, adoremos o Senhor.
C - Que ele nos criou.
VENITE (Salmo 95.1-7)
C - Vinde, cantemos ao Senhor com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação. Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos. Porque o Senhor é o Deus supremo, e o grande Rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes. Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo de seu pasto, e ovelhas de sua mão. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora é, e para sempre será de eternidade a eternidade. Amém.
SENTADO
HINO
SALMODIA
Um ou mais salmos podem ser cantados ou recitados, cada um concluindo com o Gloria Patri.
LEITURAS BÍBLICAS
Uma ou mais leituras bíblicas poderão ser feitas.
Ao final da(s) leitura(s), será cantado como segue:
O - Senhor, tem compaixão de nós.
C - Graças te damos, Senhor.
HINO
PREGAÇÃO
Uma mensagem poderá ser proferida.
RECOLHIMENTO DAS OFERTAS
DE PÉ
CÂNTICO
Opção I - TE DEUM LAUDAMUS
C - A ti, ó Deus, louvamos, e por Senhor nosso confessamos. A ti, ó eterno Pai, adora toda a terra. A ti clamam todos os anjos, os céus e todas as suas potestades, a ti os querubins e os serafins continuamente bradam. Santo, santo, santo, Senhor Deus dos Exércitos; os céus e a estão cheios da majestade da tua glória. A ti louva o glorioso coro dos apóstolos. A ti louva a santa congregação dos profetas. A ti louva o nobre exército dos mártires. A ti reconhece, por toda a terra, a Santa Igreja: como o Pai de infinita majestade; como adorável, verdadeiro e único Filho; e como o Espírito Santo, o Consolador. Tu és o Rei da Glória, Cristo. Tu és do Pai o sempiterno Filho. Tu, quando tomaste sobre ti livrar o homem, te humilhaste a nascer duma virgem, Tu, quando venceste o aguilhão da morte, abriste a todos os fiéis o reino celeste. Tu, à direita de Deus, estás sentado na glória do Pai. Cremos que virás ser nosso Juiz. Portanto, te suplicamos, socorras a teus servos, aos quais com teu precioso sangue redimiste. Faze com que sejam contados entre os santos teus na glória eterna. *[O Senhor, salva teu povo e abençoa tua herança. Governa e exalta teu povo eternamente. Dia após dia a ti louvamos; e glorificamos teu nome pelos séculos dos séculos. O Senhor, tem misericórdia de nós, tem misericórdia. O Senhor, seja sobre nós tua misericórdia, pois em ti está toda a nossa confiança. Em ti, Senhor, tenho confiado, não me deixes jamais ser enganado].
*As versões mais antigas do Te Deum omitem os versos 8 e 9
Ou
Opção II - BENEDICTUS (Lucas 1:68-75)
C - Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo, como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas, para nos libertar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam: para usar de misericórdia com os nossos pais e lembrar-se da sua santa aliança e do juramento que fez ao nosso pai Abraão, de conceder-nos que, livres da mão de inimigos, o adorássemos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora é, e para sempre será de eternidade a eternidade. Amém.
DE PÉ/AJOELHADO
ORAÇÕES
Serão cantadas ou ditas as orações que seguem.
KYRIE (Marcos 10.47)
T - Senhor, tem piedade de nós,
Cristo, tem piedade de nós,
Senhor, tem piedade de nós
PAI-NOSSO (Mateus 6.9-13)
T - Pai nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
SAUDAÇÃO
O - O Senhor esteja convosco. (2 Timóteo 4.22)
C - E contigo também.
A Coleta do Dia e/ou outras coletas e/ou orações podem ser aqui inseridas.
ORAÇÃO PELA GRAÇA
O - Oremos. Ó Senhor, nosso Pai celestial, onipotente e sempiterno Deus, que nos trouxeste em segurança até o começo deste dia, defende-nos hoje com teu grande poder, não permitindo cairmos em pecado nem nos expondo descuidosos a qualquer perigo. Concede que nossos pensamentos e ações, ordenados por tua providência, sejam retos a teus olhos; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
C - Amém.
DE PÉ
BENEDICAMUS
O - Bendigamos ao Senhor. (Salmo 103.1)
C - Demos graças a Deus.
BÊNÇÃO (2 Coríntios 13.14)
O - A graça do Senhor Jesus † Cristo e o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
C - Amém.
Ordem das Matinas
Textos da Liturgia Cristo, adapt. Músicas: The Lutheran Hymnal, 1941, alt.
Textos: Dominio público. Adaptação dos textos: © Copyright da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (admin. Editora Concórdia), 1986
Músicas: Copyright de Concordia Publishing House, 1941 - Usado com permissão
Comentários
Postar um comentário