Pular para o conteúdo principal

Liturgia das Horas: Ordens



ORDENS DAS MATINAS, DAS VÉSPERAS

E DAS COMPLETAS

LITURGIA DAS HORAS


        A oração pública do povo de Deus é uma das principais funções da Igreja Cristã. Assim, desde o início do Cristianismo, nós vemos como os crentes "perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" (At 2.42). Além de ser a forma de nós falarmos com Deus, lhe agradecer e fazer petições, a oração também é um dever cristão e um forte testemunho de Fé. O Profeta Daniel orava três vezes por dia, e cristãos com o tempo passaram a formar rituais comunitários de oração parecidos com este, que foram aos poucos se organizando.

        Quando se iniciaram as ordens monásticas cristãs, nós tivemos um grande apreço dos monges pela vida em contínua oração, é nesse contexto também que surgem os cordões de oração (rosários) que vamos abordar no futuro. Esses homens e mulheres que viviam dentro de mosteiros desenvolveram ordens litúrgicas de oração em diferentes horários do dia para buscar a benção, proteção, comunhão e direção de Deus. Essas ordens foram enriquecidas com Leituras Bíblicas e cânticos tradicionais, com o Te Deum Laudamus, e formaram o que chamamos de Liturgia das Horas, composta de Ofícios para diferentes momentos do dia como: Laudes (oração da manhã), Vésperas (ao fim de tarde) e Completas (antes de dormir).

        A Ordem das Matinas e a Ordem das Vésperas são dois ofícios monásticos que o Reformador Martinho Lutero bem como a Tradição Luterana fizeram questão de manter. Ambas são ordens litúrgicas que constam no Livro de Serviço e no Hinário Luterano e fazem parte da vida de culto em várias comunidades luteranas.

         Lutero não achava bom que houvessem missas diárias, as quais ocorriam sem a congregação algumas vezes, ele aconselhou que no lugar de tantas missas fossem feitas as Ordens das Matinas e das Vésperas, as quais ele estava habituado como monge e as via com bons olhos para edificação do povo de Deus, ambas são ofícios de oração, louvor e pregação sem o rito Eucarístico, sendo mais curtas do que a Missa.

        Matinas significa "da manhã", e é o nome dado para um antigo ofício de oração monástico atrelado ao ofício das Laudes (Liturgia das Horas) e é conduzido ao despontar do dia. Quando o cristão ora as Matinas ele recebe o novo dia como um dom das mãos de Deus com louvor, ação de graças, e interseção. A Palavra de Deus é lida, de tal modo que o dia é “feito santo pela palavra de Deus e pela oração” (1Timóteo 4.5). As petições das Matinas buscam a benção, a proteção e o direcionamento de Deus enquanto o cristão se prepara para os deveres do dia.


Ordem das Matinas da Igreja Luterana
Ofício feito no tempo de Quaresma no
Seminário Concórdia da IELB

           Já as Vésperas são celebradas à tarde, "no declinar do dia", no comecinho da noite, ora se as Matinas são para agradecer o início de mais um dia, as Vésperas são para que os cristãos possam agradecer por mais um dia passado, pelos cuidados do Senhor e por tudo quanto nos foi dado neste dia. Neste ofício de oração, nós nos juntamos ao salmista e, clamamos ao Senhor Deus que "Suba à sua presença a nossa oração, como incenso, e seja o erguer de nossas mãos como oferenda vespertina." (Sl 141.2), e nela recordamos a nossa Redenção por Cristo Jesus.


Ordem das Vésperas da Igreja Luterana
Ofício da Sexta-feira Santa no Seminário Concórdia
da IELB, a liturgia se adapta um pouco por conta da
celebração da Paixão de Nosso Senhor


        Tanto o Ofício das Matinas como o das Vésperas começam pelo versículo — "Apressa-te, ó Deus, em me livrar. Apressa-te em ajudar-me, ó Senhor." (Sl 70.1) — então segue-se o Gloria Patri e (fora do tempo da Quaresma) Aleluia. E então, seguindo cada liturgia, temos as leituras, salmodias e cânticos, guiando as orações do povo a Deus em gratidão por cada dia. Além disso, há a homilia, que é elevada a uma maior importância na tradição luterana, a qual transmite a interpretação da Escritura, a mensagem do Senhor para o povo.

        Existe, além dessas, a Oração do Final do Dia, ou, como é mais conhecida, a ordem das Completas (do latim “completorium”), é o último ofício de oração do dia de acordo com a Liturgia das Horas. Assim como as demais ordens, as Completas tiveram seu início por volta do quarto século, com os monges que as oravam em seus claustros antes de dormir, sendo a última oração deles. Elas são introduzidas com a sentença “O Senhor todo-poderoso nos dê uma noite tranquila e paz na hora final”, que traça um paralelo entre uma noite tranquila de sono e uma morte pacífica nos braços do Senhor (1 Ts 4.13).Todo o restante desta ordem leva o dia à sua conclusão com ação de graças e nos prepara para dormir, enfatizando o perdão, o cuidado e a presença amorosa de Deus ao final de mais um dia e no findar de nossas vidas aqui.


Ordem das Completas da Igreja Luterana

Ofício feito no tempo de Quaresma
no Seminário Concórdia da IELB


        Sendo estas as três Ordens da Liturgia das Horas presentes na Igreja Luterana, e podemos observar que, como dito no primeiro paragrafo, elas não são outra coisa senão uma forma maior e comunitária daquilo que o Profeta Daniel fazia todos os dias. As orações são essenciais para a vida do cristão, agradecer, pedir, falar com Deus. E nas Ordens, assim como nos Cultos (Missas), nós falamos e louvamos a Deus com nossas orações e cânticos e Ele nos responde por meio da Sagrada Escritura que é lida e interpretada para nós pelos ministros que ele chamou.

        Espero que tenha gostado desse texto, pode comentar dúvidas se houver alguma, e, em breve será postado as respectivas Ordens Litúrgicas: das Matinas, das Vésperas e das Completas.


Graça e Paz de Cristo Senhor a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia Luterana: Ordem do Culto Principal II

  ORDEM DO CULTO PRINCIPAL II Clique aqui para baixar a Ordem Litúrgica II em pdf HINO DE INVOCAÇÃO DE PÉ INVOCAÇÃO Em lembrança de seu batismo, todos poderão fazer o sinal da cruz † O oficiante volta-se ao altar O - Em nome do Pai e do † Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28.19b) C - Amém. ALOCUÇÃO CONFESSIONAL Em preparação à Confissão dos Pecados, a oficiante pode proferir uma breve Alocução. CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO O oficiante volta-se para a congregação. O - Amados no Senhor. De coração sincero nos acheguemos de Deus, nosso Pai, e lhe confessemos os nossos pecados, suplicando-lhe em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que nos conceda o perdão. (Hebreus 10.22) O oficiante volta-se para o altar. O - O nosso socorro está em o nome do Senhor. (Salmo 124.8) C - Que fez o céu e a terra. O - Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. C - E tu perdoaste a maldade do meu pecado. DE PÉ/AJOELHADO Opção I O - Onipotente Deus e misericordioso Pai, eu, pobre e miserável pecador, te

Terços: Método Devocional (part. 3)

  TERÇOS: MÉTODO DEVOCIONAL (part. 3) ………..………..………..………..………..……....…..………...........………..………..………..………..…… Seguem mais fórmulas que utilizam de uma corda de oração (terço/rosário) e foram desenvolvidas como forma de devoção e meditação, lembro mais uma vez que, ao rezar, não sejam como os que acham que fazendo isso terão boas obras para salvar-se e que é uma forma "mágica" de alcançar bênçãos, mas pensem apenas em cumprir o Mandamento de meditar nas Palavras de Deus sempre. "Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás aos teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.   Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas." Deuteronômi

Litania para Batalha Espiritual

  Litania para Batalha Espiritual Se trata de uma Litania que foi criada para ser utilizada de forma a fazer parte do culto, mas também pode fazer porte das devoções de cara, lembrando que esta não é uma oração de exorcismo, casa achar necessário busque sempre um ministro ordenado para lhe aconselhar a usar as ferramentas certas pra sua batalha espiritual. Senhor, tem misericórdia Cristo,tem misericórdia Senhor, tem misericórdia. Ó Senhor, Jesus Cristo. Em seu santo nome, ouve nossa oração. Deus Pai, Criador do Céu e da Terra, tem misericórdia de nós. Deus Filho, Redentor do mundo, tem misericórdia de nós. Deus Espírito Santo, Consolador, tem misericórdia de nós. Santíssima Trindade, um só Deus em três pessoas, tem misericórdia de nós. Em nossas batalhas espirituais, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o diabo, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o mundo e seus sistemas, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra nossa natureza pe