ORDENS DAS MATINAS, DAS VÉSPERAS
E DAS COMPLETAS
LITURGIA DAS HORAS
A oração pública do povo de Deus é uma das principais funções da Igreja Cristã. Assim, desde o início do Cristianismo, nós vemos como os crentes "perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" (At 2.42). Além de ser a forma de nós falarmos com Deus, lhe agradecer e fazer petições, a oração também é um dever cristão e um forte testemunho de Fé. O Profeta Daniel orava três vezes por dia, e cristãos com o tempo passaram a formar rituais comunitários de oração parecidos com este, que foram aos poucos se organizando.
Quando se iniciaram as ordens monásticas cristãs, nós tivemos um grande apreço dos monges pela vida em contínua oração, é nesse contexto também que surgem os cordões de oração (rosários) que vamos abordar no futuro. Esses homens e mulheres que viviam dentro de mosteiros desenvolveram ordens litúrgicas de oração em diferentes horários do dia para buscar a benção, proteção, comunhão e direção de Deus. Essas ordens foram enriquecidas com Leituras Bíblicas e cânticos tradicionais, com o Te Deum Laudamus, e formaram o que chamamos de Liturgia das Horas, composta de Ofícios para diferentes momentos do dia como: Laudes (oração da manhã), Vésperas (ao fim de tarde) e Completas (antes de dormir).
A Ordem das Matinas e a Ordem das Vésperas são dois ofícios monásticos que o Reformador Martinho Lutero bem como a Tradição Luterana fizeram questão de manter. Ambas são ordens litúrgicas que constam no Livro de Serviço e no Hinário Luterano e fazem parte da vida de culto em várias comunidades luteranas.
Lutero não achava bom que houvessem missas diárias, as quais ocorriam sem a congregação algumas vezes, ele aconselhou que no lugar de tantas missas fossem feitas as Ordens das Matinas e das Vésperas, as quais ele estava habituado como monge e as via com bons olhos para edificação do povo de Deus, ambas são ofícios de oração, louvor e pregação sem o rito Eucarístico, sendo mais curtas do que a Missa.
Matinas significa "da manhã", e é o nome dado para um antigo ofício de oração monástico atrelado ao ofício das Laudes (Liturgia das Horas) e é conduzido ao despontar do dia. Quando o cristão ora as Matinas ele recebe o novo dia como um dom das mãos de Deus com louvor, ação de graças, e interseção. A Palavra de Deus é lida, de tal modo que o dia é “feito santo pela palavra de Deus e pela oração” (1Timóteo 4.5). As petições das Matinas buscam a benção, a proteção e o direcionamento de Deus enquanto o cristão se prepara para os deveres do dia.
Tanto o Ofício das Matinas como o das Vésperas começam pelo versículo — "Apressa-te, ó Deus, em me livrar. Apressa-te em ajudar-me, ó Senhor." (Sl 70.1) — então segue-se o Gloria Patri e (fora do tempo da Quaresma) Aleluia. E então, seguindo cada liturgia, temos as leituras, salmodias e cânticos, guiando as orações do povo a Deus em gratidão por cada dia. Além disso, há a homilia, que é elevada a uma maior importância na tradição luterana, a qual transmite a interpretação da Escritura, a mensagem do Senhor para o povo.
Existe, além dessas, a Oração do Final do Dia, ou, como é mais conhecida, a ordem das Completas (do latim “completorium”), é o último ofício de oração do dia de acordo com a Liturgia das Horas. Assim como as demais ordens, as Completas tiveram seu início por volta do quarto século, com os monges que as oravam em seus claustros antes de dormir, sendo a última oração deles. Elas são introduzidas com a sentença “O Senhor todo-poderoso nos dê uma noite tranquila e paz na hora final”, que traça um paralelo entre uma noite tranquila de sono e uma morte pacífica nos braços do Senhor (1 Ts 4.13).Todo o restante desta ordem leva o dia à sua conclusão com ação de graças e nos prepara para dormir, enfatizando o perdão, o cuidado e a presença amorosa de Deus ao final de mais um dia e no findar de nossas vidas aqui.
Sendo estas as três Ordens da Liturgia das Horas presentes na Igreja Luterana, e podemos observar que, como dito no primeiro paragrafo, elas não são outra coisa senão uma forma maior e comunitária daquilo que o Profeta Daniel fazia todos os dias. As orações são essenciais para a vida do cristão, agradecer, pedir, falar com Deus. E nas Ordens, assim como nos Cultos (Missas), nós falamos e louvamos a Deus com nossas orações e cânticos e Ele nos responde por meio da Sagrada Escritura que é lida e interpretada para nós pelos ministros que ele chamou.
Espero que tenha gostado desse texto, pode comentar dúvidas se houver alguma, e, em breve será postado as respectivas Ordens Litúrgicas: das Matinas, das Vésperas e das Completas.
Graça e Paz de Cristo Senhor a todos!
Comentários
Postar um comentário