Pular para o conteúdo principal

Liturgia das Horas: Completas


 ORDEM DAS COMPLETAS

LITURGIA DAS HORAS

        Em 1523, enquanto reformava a liturgia da Igreja em Wittenberg, Lutero aboliu as missas diárias (que eram celebradas sempre de novo como um sacríficio meritório por vivos e mortos, às vezes sem a presença do povo) e sugeriu que fossem celebradas no lugar a ordem da Matinas, Vésperas e Completas, para que o povo mais simples, especialmente as crianças, fossem acostumados a ler e ouvir os salmos e outros textos bíblicos. Tais ordens, como explicadas aqui, são originadas da vivência monásticas, sendo parte da Liturgia das Horas, e uma forma de consagrar seu dia a Deus. Para Lutero elas podiam ser muito benéficas para o povo já que, segundo ele próprio, "consistem de nada mais do que de Palavras da Escritura Divina" (Fórmulário da Missa e da Comunhão para Igreja de Wittenberg - Obras Selecionadas, vol. 7, pg. 171). 

        A Oração do Final do Dia, ou, como é conhecida desde o século IV, a Ordem das “Completas” (do latim “completorium”), é o último ofício de oração do dia de acordo com o horário canônico. As Completas tiveram seu início no quarto século, com os monges que as oravam em seus claustros antes de dormir. Elas são introduzidas com a sentença “O Senhor todo-poderoso nos dê uma noite tranquila e paz na hora final”, que traça um paralelo entre uma noite tranquila de sono e uma morte pacífica (1 Ts 4.13).Todo o restante desta ordem leva o dia à sua conclusão com ação de graças e nos prepara para dormir, enfatizando o perdão, o cuidado e a presença amorosa de Deus ao final de mais um dia e no findar de nossas vidas aqui.

        Abaixo se encontra a Ordem das Completas conforme o Livro de Serviço e o Hinário Luterano, você pode baixar o pdf com essa liturgia no link em vermelho:

Clique aqui para baixar a Ordem Litúrgica das Completas em pdf


  1. HINO (Opcional)

Um hino de invocação ao Espírito Santo ou outro hino poderá ser cantado. Uma possibilidade é um hino que seja uma oração da noite, como HL 403 (Conosco fica, ó Deus) ou HL 502 (Finda-se este dia).

Após isso se dirá (ou cantará) o que segue:


DE PÉ/AJOELHADO


  1. INTRODUÇÃO


O - O Senhor Todo-poderoso nos dê uma noite tranquila e paz na hora final. (1 Ts 4.13).

C - Amém.


Pode-se no lugar do trecho abaixo já dizer (ou cantar) as Sentenças Iniciais:


O - Irmãos: Sejam sóbrios e vigilantes.

O inimigo de vocês, o diabo, anda derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. (1 Pedro 5.8)

C - Mas tu, Senhor, tem piedade de nós!


  1. CONFISSÃO


O - O nosso socorro está em o nome do SENHOR,

C - que fez os céus e a terra (Salmo 124.8)

O - Confiado nisso, vamos confessar nossos pecados na presença de Deus e uns dos outros.


Silêncio para o autoexame


O - Santo e gracioso Deus,

C - eu confesso que pequei contra ti nesse dia. Alguns dos meus pecados eu conheço - os pensamentos, palavras e atos dos quais me envergonho - mas outros são conhecidos somente por ti. Em nome de Jesus Cristo eu te peço perdão. Livra-me e restaura-me para que eu possa descansar em paz.

O - Pela misericórdia de Deus nós somos redimidos através de Jesus Cristo, e nele nós temos o perdão. Agora podemos repousar em paz e levantar pela manhã para o servir.

C - Amém

  1. SENTENÇAS INICIAIS


O - Bom é render graças ao SENHOR,

C - e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,

O - anunciar de manhã a tua misericórdia,

C - e, durante as noites, a tua fidelidade. (Salmo 92.1-2)


  1. SALMODIA


Um ou mais salmos podem ser cantados ou recitados, cada um concluindo com o Gloria Patri.

a. Antífona

b. Salmo

c. Gloria Patri


C - Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no principio, agora é e para sempre será, de eternidade a eternidade. Amém.


d. Antífona


SENTADO


  1. HOMILIA


Pode haver uma pregação.


  1. HINO


  1. LEITURAS BÍBLICAS


Uma ou mais leituras bíblicas poderão ser feitas.

Entre elas pode ter um momento de silêncio para reflexão.


  1. RESPONSÓRIO


Pode ser cantado ou dito. (Salmo 31.5)


O - Em tuas mãos, ó Senhor, eu entrego o meu espírito.

C - Em tuas mãos eu entrego o meu espírito.

O - Tu me redimiste, ó Senhor, Deus da verdade.

C - Em tuas mãos eu entrego o meu espírito.

O - Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

C - Em tuas mãos eu entrego o meu espírito.


  1. HINO (Opcional)


  1.  ORAÇÕES


O - Ouve, SENHOR, a minha súplica,

C - e cheguem a ti os meus clamores. (Salmo 102.1)

O - Guarda-me como a menina dos teus olhos;

C - esconde-me à sombra das tuas asas (Salmo 17.8)

O - Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face;

C - quando acordar, me satisfarei com a tua presença. (Salmo 17.15)


A coleta do dia pode ser recitada aqui também.

Uma ou mais orações podem ser feitas das que estão abaixo:


O - Esteja presente, Deus misericordioso, e proteja-nos durante as horas desta noite, para que nós, cansados ​​das mudanças e oportunidades da vida, encontremos em Ti o nosso descanso; por Jesus Cristo, nosso Senhor.

 

O - Ó Senhor, sustenta-nos durante todo o dia desta vida conturbada, até que as sombras se alongam e a noite vem e o mundo agitado é silenciado, a febre da vida acaba, e nosso trabalho está feito. Então, Senhor, em Tua misericórdia, concede-nos um alojamento seguro e um santo descanso e paz no final; por Jesus Cristo, nosso Senhor.


O - Sê a nossa luz nas trevas, ó Senhor, e em Tua grande misericórdia defende-nos de todas as adversidades e perigos desta noite; por amor de Teu único Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor.


O - Visita as nossas habitações, ó Senhor, e afasta delas todas as armadilhas do inimigo; que Teus santos anjos habitem conosco para nos preservar em paz; e que Tua bênção esteja sempre sobre nós; por Jesus Cristo, nosso Senhor.


O - Eterno Deus, tanto as horas do dia como as da noite são tuas, e para ti a escuridão não é ameaça. Esteja presente, nós te pedimos, com aqueles que trabalham durante as horas da noite, especialmente aqueles que velam e trabalham em favor de outros. Dá a eles dedicação em sua vigília, fidelidade em seu serviço, coragem diante do perigo e competência nas emergências. Ajuda-os a acolherem as necessidades dos outros com confiança e compaixão; por Jesus Cristo, nosso Senhor.


O - Fica conosco, Senhor, pois é tarde e o dia já passou. Fica conosco e com toda a tua Igreja. Fica conosco no fim deste dia, no fim de nossa vida e no fim deste mundo. Fica conosco com tua graça e bondade, com tua santa Palavra e Sacramentos, com tua força e benção. Fica conosco quando a noite da aflição e da tentação vem sobre nós,  noite do medo e do desespero, a noite quando a morte se aproxima. Fica conosco e com todos os fiéis, hoje e sempre.


C - Amém. (cantado)


  1. ORAÇÃO DO SENHOR (PAI-NOSSO) (Mateus 6.9-13)


O - Ensinados por nosso Senhor e confiando em Suas promessas, ousamos orar:

T - Pai nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.


DE PÉ


  1. CÂNTICO


Será cantado o Nunc Dimittis com a Antífona das Completas (S. Mateus 25.13; 26.41; Apocalipse 14.13).


Antífona das Completas:


O - Ajuda-nos Senhor enquanto estivermos acordados,

e guarda-nos quando estivermos dormindo;

a fim de que, enquanto despertos, possamos vigiar com Cristo,

e quando adormecidos, em sua paz possamos descansar.


NUNC DIMITTIS (Lucas 2:29-33)


C - Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra, porque os meus olhos já viram tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos, luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo, como era no principio, agora é, e para sempre será - de eternidade a eternidade. Amém.


Antífona das Completas:


O - Ajuda-nos Senhor enquanto estivermos acordados,

e guarda-nos quando estivermos dormindo;

a fim de que, enquanto despertos, possamos vigiar com Cristo,

e quando adormecidos, em sua paz possamos descansar.


DE PÉ

  1. BÊNÇÃO (2 Coríntios 13.14)


O - A graça do Senhor Jesus † Cristo e o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

C - Amém.


  1. HINO FINAL



Ordem das Completas

Ordem litúrgica traduzida e adaptada de Lutheran Service Book - Altar Book (Concordia Publishing House, 2006, pg. 348-355) e Evangelisch-Luterisches Kirchengensangbuch

(Verlag der Luterischen Buchhandlung, 2005, p. 283-294)

E Ordem das Completas da Igreja Luterana Coroa da Vida - San Antonio, Texas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia Luterana: Ordem do Culto Principal II

  ORDEM DO CULTO PRINCIPAL II Clique aqui para baixar a Ordem Litúrgica II em pdf HINO DE INVOCAÇÃO DE PÉ INVOCAÇÃO Em lembrança de seu batismo, todos poderão fazer o sinal da cruz † O oficiante volta-se ao altar O - Em nome do Pai e do † Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28.19b) C - Amém. ALOCUÇÃO CONFESSIONAL Em preparação à Confissão dos Pecados, a oficiante pode proferir uma breve Alocução. CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO O oficiante volta-se para a congregação. O - Amados no Senhor. De coração sincero nos acheguemos de Deus, nosso Pai, e lhe confessemos os nossos pecados, suplicando-lhe em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que nos conceda o perdão. (Hebreus 10.22) O oficiante volta-se para o altar. O - O nosso socorro está em o nome do Senhor. (Salmo 124.8) C - Que fez o céu e a terra. O - Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. C - E tu perdoaste a maldade do meu pecado. DE PÉ/AJOELHADO Opção I O - Onipotente Deus e misericordioso Pai, eu, pobre e miserável pecador, te

Terços: Método Devocional (part. 3)

  TERÇOS: MÉTODO DEVOCIONAL (part. 3) ………..………..………..………..………..……....…..………...........………..………..………..………..…… Seguem mais fórmulas que utilizam de uma corda de oração (terço/rosário) e foram desenvolvidas como forma de devoção e meditação, lembro mais uma vez que, ao rezar, não sejam como os que acham que fazendo isso terão boas obras para salvar-se e que é uma forma "mágica" de alcançar bênçãos, mas pensem apenas em cumprir o Mandamento de meditar nas Palavras de Deus sempre. "Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás aos teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.   Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas." Deuteronômi

Litania para Batalha Espiritual

  Litania para Batalha Espiritual Se trata de uma Litania que foi criada para ser utilizada de forma a fazer parte do culto, mas também pode fazer porte das devoções de cara, lembrando que esta não é uma oração de exorcismo, casa achar necessário busque sempre um ministro ordenado para lhe aconselhar a usar as ferramentas certas pra sua batalha espiritual. Senhor, tem misericórdia Cristo,tem misericórdia Senhor, tem misericórdia. Ó Senhor, Jesus Cristo. Em seu santo nome, ouve nossa oração. Deus Pai, Criador do Céu e da Terra, tem misericórdia de nós. Deus Filho, Redentor do mundo, tem misericórdia de nós. Deus Espírito Santo, Consolador, tem misericórdia de nós. Santíssima Trindade, um só Deus em três pessoas, tem misericórdia de nós. Em nossas batalhas espirituais, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o diabo, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o mundo e seus sistemas, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra nossa natureza pe