Pular para o conteúdo principal

Terços: Método Devocional (part. 1)

    

TERÇOS: MÉTODO DEVOCIONAL

.

        A prática de meditar juntamente com a oração está presente na história do povo de Deus desde muito tempo atrás, os Salmos são um exemplo muito claro de rezar aquilo que você crê, quando esses louvam e fazem petições ao SENHOR a medida em que relembram acontecimentos do passado, de Deus ajudando seu povo e das Leis que Ele entregou. Existe uma frase em latim que diz lex orandi lex credendi, que dentro do contexto da liturgia vai significar que "a Igreja crê o que ela reza".

        Com o surgimento do monasticismo, como vimos na liturgia das horas, houve uma grande valorização da oração, os monges tinham o propósito de ter uma vida totalmente dedicada ao Senhor e por isso passavam a maior parte do seu dia orando e meditando nas palavras do Senhor. Quando eles começaram a entrar nos desertos do Egito, junto com Santo Antão e outros Padres do Deserto, era costume rezar todos os 150 Salmos todos os dias, mas alguns deles não eram letrados o suficiente para recitar os salmos, então foi lhes dito que fizesse outras orações no lugar como o Pai-Nosso (onde surgiu o Paternoster), a Oração do Coração (onde surgiu o Chotki) ou orações diferentes.

Acima está um Chotki, cordão de oração ortodoxo

        Como isso era algo que eles faziam no decorrer do dia começaram a desenvolver métodos para contar as orações, de modo a saber se tinham feito as 150. Alguns usavam pedras, mas alguns padres como São Pacômio e Santo Antão começaram a dar nós em cordas, os quais posteriormente foram substituídos por miçangas no ocidente e deram origem as cordas de oração utilizadas pelos cristãos.

        Os métodos mais conhecidos de fazer uso de cordas de oração no Cristianismo são o Rosário Mariano, onde os católicos romanos fazem invocações a Santa Maria depositando suas intenções nela enquanto meditam sobre os mistérios da vida de Cristo; e o Chotki, cujo formato é diferente do rosário e tem como foco apenas a invocação de Cristo através da petição "Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, tem misericórdia de mim, pobre pecador", sem uma meditação ou fórmula muito especifica.


Acima está uma Coroa de Cristo, pulseira de oração luterana

        Para além desses dois citados acima, toda a cristandade das mais diversas denominações desenvolveram métodos de oração e meditação com o uso de cordas de oração na devoção, como por exemplo: os terços de invocação de santos (terço de Santa Rita, de Santo Antônio); o rosário anglicano; o terço bizantino; a coroa de Cristo (corda de oração da Igreja Luterana Sueca), entre outros.

        Os cristãos litúrgicos sabem dos benefícios que uma liturgia (ordem de culto) tem para a prática de adoração e devoção, é comum para luteranos possuírem em casa devocionários diários como o Castelo Forte ou Cinco Minutos com Jesus, onde encontram um texto bíblico para cada dia, uma meditação e uma breve oração sobre o que foi lido; cristãos das diversas denominações fazem uso de lecionários na sua prática diária de devoção. Pois o terço, como aqui apresento, trata-se de mais um desses auxílios para a pratica devocional cristã.

        A tradição luterana não tem no terço algo próprio da igreja como a tradição católico-romana, para nós é um adiáforo que pode ou não ser utilizado de acordo como a liberdade cristã, assim como os devocionários. Portanto, existem diferentes métodos de utilizar o "terço luterano", como o rosário desenvolvido pelos luteranos americanos com base no rosário mariano ou o terço de Jonh Longworth, que se baseou no Catecismo Menor; ou ainda os irmão da Chemnitz Society, que desenvolveram terços diferentes.

        Enfim, não existe "O Terço Luterano", o que existem são diversas fórmulas de aplicar o terço na sua devoção e eu, que vi nesse objeto algo que poderia ser aproveitado, desenvolvi minhas próprias fórmulas de meditação e chamei de "terços de..." como é comum na tradição romana haver "terço da misericória", "terço do perdão", etc., espero que você possa aproveitar na sua prática devocional também, e mesmo se não desejar ter um terço, você pode anotar as preces e textos bíblicos, pois é só eles que são importantes, não o objeto.

………..………..………..………..………..……....…..………..………..………..………..………..……


As fórmulas descritas abaixo utilizam de uma corda de oração (terço/rosário) e foram desenvolvidas como forma de devoção e meditação, portanto ao rezar, não sejam como os que acham que fazendo isso terão boas obras para salvar-se e que é uma forma "mágica" de alcançar bênçãos, mas pensem apenas em cumprir o Mandamento de meditar nas Palavras de Deus sempre.


"Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás aos teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.  

Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas."


Deuteronômio 6.4-9

………..………..………..………..………..……....…..………..………..………..………..………..……


ROSÁRIO DE MEDITAÇÃO



        Esse terço foi criado com base no Catecismo para meditar nas bases da nossa Fé: Crucificação de Cristo, Dez Mandamentos, Credo Apóstolico ou Niceno, Pai-Nosso, Batismo, Confissão e Absolvição e Santa Ceia; indico rezar antes ou depois da leitura bíblica diária.


Clique aqui para baixar o Rosário de Meditação em pdf


  1.  Meditar sobre a cruz, enquanto reza:


"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito, para que todo que neles crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna" (João 3.16)


  1. Nas primeiras 5 contas, continuar meditando sobre o sacrifício da cruz enquanto rezar o Hino 87 do HL:


  • "Contemplai na Cruz pregado, a Jesus, o Salvador, eis que prova nos tem dado do seu divinal amor!"

  • "Para obter-nos o resgate, o seu sangue derramou e, morrendo no combate, diabo e morte subjulgou!"

  • "Nós seus cárceres, a morte não o pode mais reter; Cristo, por seu braço forte, destruiu-lhe o vil poder!"

  • "Exaltemos o Cordeiro que nos tem imenso amor; imolado no madeiro, resgatou-nos o Senhor!"

  • "A Jesus rendamos glória, honra como a mais ninguém; proclamemos a vitória de Jesus, sem fim. Amém!"


  1. Recite a Invocação no entremeio do Terço:


"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém"


  1. Sobre cada dezena recite um dos Mandamentos que o Senhor entregou aos seus filhos no Monte Sinai e medite sobre eles (Êxodo 20.1-17):


                1°. "Não terás outros deuses diante de mim!"

                2°. "Não tomarás em vão o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão"

                3°. "Santificarás o dia do descanso"

                4°. "Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra"

                5°. "Não matarás"

                6°. "Não adulterarás"

                7°. "Não furtarás"

                8°. "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo"

                9°. "Não cobiçarás a casa do teu próximo"

               10°. "Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo"


  1. Recite o Glória Patri para iniciar a meditação acerca de Deus:

        "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito, como era no princípio, agora é e por todo sempre será, de eternidade em eternidade. Amém!"


  1. Nas próximas 7 contas do terço recite o Shemá Israel de Deuteronômio 6.4, e medite sobre a unidade de Deus:


  • "Shemá Israel, Adonai Elohenu, Adonai Echad!" - 7x

(Ouve, Israel, o SENHOR é o nosso Deus, Um é o SENHOR)


  1. Nas últimas três contas da dezena, recite cada uma das partes do Credo (Niceno ou Apostólico) e medite sobre as Pessoas da Santíssima Trindade:


  • "Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das cousas visíveis como das invisíveis."

  • "E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as cousas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo da Virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo Reino não terá fim."

  • "E no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E numa única santa Igreja Cristã e Apostólica. Confesso um só Batismo para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém."


  1. Recite o Salmo 86.6, para iniciar a meditação sobre Oração:


"Escuta, SENHOR, a minha oração e atende à voz das minhas súplicas"


  1. Recite as orientações de Nosso Senhor Jesus Cristo acerca da Oração e medite sobre essas:


  • "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mt 6.6)

  • "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á" (Mt 7.7)

  • "Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á" (Mt 7.8)


  1. Nas próximas 7 contas, recite cada uma das petições do Pai Nosso separadamente e medite sobre cada uma delas:


"Pai Nosso, que estás no céu..."

  • 1°. "Santificado seja o teu nome."

  • 2°. "Venha o teu reino."

  • 3°. "Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu."

  • 4°. "O pão nosso de cada dia nos dá hoje."

  • 5°. "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores."

  • 6°. "E não nos deixes cair em tentação."

  • 7°. "Mas livra-nos do mal."

"Pois teu é o reino, e o poder e a glória para sempre. Amém."


  1. Recite a Ordem de Cristo para os seus discípulos acerca do Batismo, para que se inicie a meditação sobre Ele:


"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"

(Mateus 28.19)


  1. Na próxima dezena medite sobre o significado do Sacramento do Santo Batismo enquanto recita algum versículo sobre ele, recomendo que reze:

         

        "Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes" (Aos Gálatas 3.26-27)


          Ou


        "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16.16)


  1. Nas próximas 11 contas medite sobre a importância da Confissão e Absolvição (ou "sacramento" da Penitência), sugiro que recite algum Salmo Penitencial (de Confissão) enquanto medita ou algum hino, eu recomendo que reze o Salmo 32, cada verso em uma dezena.


  • Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto.

  • Bem-aventurado é aquele a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há engano.

  • Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.

  • Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor secou como no calor do verão.

  • Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Eu disse: "Confessarei ao Senhor as minhas transgressões"; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.

  • Sendo assim, todo o que é piedoso te fará súplicas em tempo de poder te encontrar. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão.

  • Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.

  • Eu o instruirei e lhe ensinarei o caminho que você deve seguir; e, sob as minhas vistas, lhe darei conselho.

  • Não sejam como o cavalo ou a mula, que não têm entendimento, que são dominados com freios e cabrestos; do contrário não obedecem a você.

  • Muitos são os sofrimentos do ímpio, mas o que confia no Senhor , a misericórdia o cercará.

  • Alegrem-se no Senhor e regozijem-se, ó justos; exultem, todos vocês que são retos de coração.

Salmos 32:1-11

  1. Inicie a reza das Palavras da Instituição da Santa Ceia, para meditar no Mistério do Sacramento do Altar (1 Aos Coríntios 11.23-25):


  • "Nosso Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse:

  • Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.

  • Semelhantemente, depois de cear, tomou também o cálice, dizendo:

  • Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim."


  1. Recite um verso conclusivo sobre o significado da Ceia e medite sobre isso, eu sugiro que reze:


"[Disse Jesus:] Em verdade vos digo que jamais beberei do fruto da videira, até o dia em que o beber, novo, no Reino de Deus." (Marcos 14.25)


Ou


"Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha" (1 Aos Coríntios 11.26)


  1. Por fim, conclua benzendo-se e lembrando que és cordeiro do rebanho de Cristo, remido por Ele, dizendo:

"Eu sou Teu, salvai-me" †

………..………..………..………..………..………..……….....................………..………..……….....…


TERÇO DE NATAL (NASCIMENTO DE CRISTO)



Esse terço foi criado com base nos textos referentes a Promessa e o Nascimento do Salvador; indico rezar no período de Advento ou sempre que desejar meditar no mistério da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Clique aqui para baixr o Terço de Natal em pdf


  1. Invocação

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

  1. Credo Niceno

     Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das cousas visíveis como das invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as cousas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo da Virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo Reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E numa única santa Igreja Cristã e Apostólica. Confesso um só Batismo para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém.


  1. Explicação do Segundo Artigo pelo Dr. Lutero:


"Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da virgem Maria, é meu Senhor. Pois me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo; não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, para que eu lhe pertença e viva submisso a ele, em seu reino, e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança, assim como ele ressuscitou dos mortos, vive e reina eternamente. Isto é certamente verdade."


  • "De ti, oh Belém, pequenina de Judá, sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os dias da eternidade." (Miqueias 5,3)

  • "Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel" (Isaías 7,14)

  • "No meio de vós, está quem não conheceis, o qual vem depois de mim, do qual não sou digno de desatar-lhe as sandálias" (João 1,27)


  1. Glória in excelsis Deo.


Glória a Deus nas alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Ó Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: a ti louvamos, bendizemos, adoramos, a ti glorificamos e rendemos graças por tua grande glória. Ó Senhor, Filho Unigênito, Jesus Cristo! Ó Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho do Pai, que tiras o pecado do mundo, tem misericórdia de nós. Tu, que estás sentado à direita do Pai, tem misericórdia de nós. Pois só tu és Santo, só tu és Senhor, só tu és Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espirito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.


∆ "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna" (João 3,16)


  1. Leitura da Promessa depois da Queda: Gênesis 2.11-15


  • Oração: "Senhor Jesus Cristo, "descendência" prometida, na cruz, a Serpente te feriu o calcanhar. Mas pela mesma cruz, feristes a cabeça dela, e nos deste Vida!"

    • Dezena: "A cabeça de Satã, Cristo esmagou e de todo mal, assim, nos livrou!"


  1. Leitura da Anunciação do Anjo Gabriel à Maria: S. Lucas 1.26-38


  • Oração: "Infinitas graças damos ao SENHOR, pois Maria, a mais abençoada virgem, não concebeu um mero ser humano ordinário, mas verdadeiramente o Filho do Pai Altíssimo!"

    • Dezena: "Com Maria nos alegramos, pois para Deus não há impossíveis nas suas promessas!"


  1. Leitura da Visitação de Maria a sua prima, Isabel: S. Lucas 1.39-50


  • Oração: "Eis que Maria é a mais abençoada dentre as mulheres, não por seu próprio mérito, mas porque o SENHOR lhe deu a graça de ser a mãe do Salvador!"

    • Dezena: "Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva Maria, e, por meio dela, nos trouxe Vida!"


  1. Leitura do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo: S. Lucas 2.4-20


  • Oração: "Na cidade de Davi, nasceu para nós o Salvador, que é o Cristo! Quão humilde é nosso Senhor que, não em palácios se vê, mas se acha junto aos animais, envolto em panos. Judeus e Gentios, Pastores e Magos, Reis e Povo, nos prostremos e adoremos o Messias prometido!"

    • Dezena: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."


  1. Leitura da Profecia de João Batista: S. Marcos 1.4, 7-11


  • Oração: "A voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; previu dizendo que 'toda carne veria a Salvação de Deus' e por meio do seu testemunho vimos o Cristo Prometido, Santo de Israel e Nossa Salvação!"

    • Dezena: "Glória seja dada ao Deus Altíssimo, pois, pela sua misericórdia, nós vimos a Salvação!"


        ∆ Oração ao Menino Jesus:

        "Oh Deus-Menino, diante de Tua manjedoura, como os pastores e os magos nos prostramos e graças rendemos por teres encarnado para nos salvar!

        Rogamos que olhes pelas famílias dos teus, em especial por aquelas que, como Maria e José em Belém, não tem lugar onde passar a noite; Pela tua Santa Igreja que na Terra dá testemunho do teu Nascimento, Pregação, Morte e Ressurreição, para que seja aumentada a Fé e que, sempre vigilantes, aguardemos o teu Retorno; Pelas crianças e jovens te pedimos, que deles cuides e preserves de todo mal;

        No mais, dá que sempre de novo, e não só no Natal, nos lembremos que, por amor à nós, tu se esvaziaste e tornastes carne, para conquistar para nós a Salvação! Olha para Teus filhos e ouve nossa prece, Tu que reinas com o Pai e o Santo Espírito, agora e por todo sempre.

Amém."


  • "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!"

  • "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!"

  • "Eis o Cordeiro de Deus que nos dá a verdadeira paz!"


  1. Benção Araônica (Nm 6, 24-26) †

O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Amém.


………..………..………..………..………..………..……….....................………..………..……….....…


TERÇO DO CORPO E SANGUE (DA ÚLTIMA CEIA)



Esse terço foi criado com base nos textos referentes aos fatos ocorridos na noite em que Nosso Senhor Jesus foi traído, com especial foco na instituição da Santa Ceia; indico rezar no período da Semana Santa especialmente na Quinta-feira Santa ou em momentos da semana que você precise meditar sobre a Santa Ceia.


Clique aqui para baixar o Terço do Corpo e Sangue em pdf


  1. Invocação


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém


  1. Credo Niceno


     Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das cousas visíveis como das invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as cousas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo da Virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo Reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E numa única santa Igreja Cristã e Apostólica. Confesso um só Batismo para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém.


  1. Pai-Nosso


Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém


  • "Oh Pão celeste, doce bem, mais excelente que o maná! Minha alma vida nele tem e eternamente exaltará"


  • "Oh! Nova aliança do Senhor no sangue desta Comunhão! Reconciliando o pecador, lhe traz em Cristo a salvação"


  • "Ó Ceia, que és manancial que me sustenta e dá vigor, vem dar-me vida e paz real e a comunhão em santo amor"


  1. Sanctus:


Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos. Os céus e a terra estão cheios de sua glória. Hosana,  Hosana, Hosana nas alturas! Bendito, Bendito, Bendito aquele que vem em nome do Senhor!  Hosana, Hosana, Hosana nas alturas!” 


========================ÚLTIMA CEIA DO SENHOR==========================


  • Nas contas grandes:


"A Deus louvemos e lhe bendigamos por nos ter alimentado com seu Corpo e Sangue, e confiamos neste dom abençoado. Ó Jesus, teu Corpo sagrado, pela Virgem-mãe à luz dado, e o teu Sangue também livrem-nos do mal. Amém. Kyrie Eleison!"


  • Nas contas pequenas (dezenas):


"Teu Corpo e Sangue, ó meu Jesus, são de minha alma vida e luz"


  1. Leituras:

    1. Jesus manda preparar a Páscoa (S. Lucas 22.7-13)

    2. Última Ceia do Senhor (S. Lucas 22.14-18)

    3. Jesus lava os pés dos discípulos (S. João 13.2-15)

    4. Instituição da Santa Ceia (1ª Aos Coríntios 11.23-26)

    5. Judas traí o Senhor (S. João 13.21-27; 18.2-11)


  1. Oração:


  • QUANDO FALTA DESEJO PELA CEIA DO SENHOR: 


"Senhor Jesus Cristo, faze-me reconhecer a minha pobreza de coração causada pelo pecado. Afasta de mim pensamentos de autossuficiência, e ajuda-me a ver o quanto dependo da tua graça e do teu amor. Acende, ó Senhor, em mim um desejo verdadeiro da tua misericórdia e faze-me confiar inteiramente na tua promessa de perdão. Socorre-me a minha falta de fé e torna-me um digno participante do Corpo e do Sangue de Cristo dados a mim para perdão e fortalecimento na fé. Atende-me, em nome de Cristo. Amém."


OU


  • ORAÇÃO DO HUMILDE ACESSO:


Não ousamos vir à tua Mesa, ó boníssimo Senhor, confiados em nossa própria retidão, mas em tuas muitas e grandes misericórdias.

Nem ao menos somos dignos de apanhar as migalhas que caem de tua mesa. Tu, porém, és o mesmo Senhor, sempre misericordioso e bondoso por natureza.

Concede-nos, pois, benigno Senhor, que de tal modo comamos a Carne de teu amado Filho Jesus Cristo, e bebamos seu Sangue, que nossos corpos pecadores sejam purificados por seu Corpo, e nossas almas lavadas por seu precioso Sangue, e que sempre vivamos nele, e ele em nós. Amém.


  1. Kyrie Eleison 3×


  1. Benção Araônica (Nm 6, 24-26) †


O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Amém.


………..………..………..………..………..………..……….....................………..………..……….....…

TERÇO DA PAIXÃO



Esse terço foi criado com base nos textos
referentes aos fatos ocorridos na Sexta-feira Santa durante a Paixão e Morte de nosso Salvador; indico rezar no período de Quaresma e da Semana Santa especialmente na Sexta-feira da Paixão ou em todos os momentos que sentir que deve lembrar do Sacrifício do Senhor Jesus.


  1. Invocação


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém


  1. Credo Apostólico


    Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo. seu único Filho nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao inferno, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Cristã - a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.


  1. Pai-Nosso


Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.


  1. Agnus Dei (3 contas):


  • Cordeiro divino, morto pelo pecador, sê compassivo

  • Cordeiro divino, morto pelo pecador, sê compassivo

  • Cordeiro divino, morto pelo pecador, a paz concede


  1. Glória Patri


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora é e para sempre será - de eternidade a eternidade.  Amém.


====================PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO================


  • Nas contas grandes:


"Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo"


  • Nas contas pequenas (dezenas):


"Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e pelas suas pisaduras fomos sarados"


  1. Leituras:

    1. Jesus no Sinédrio (S. Mateus 26.57-68)

    2. Pedro nega o Senhor (S. Mateus 26.69 - 27.2)

    3. Jesus diante de Pilatos (S. Marcos 15.1-15)

    4. Crucificação de Nosso Senhor (S. Lucas 23.32-43)

    5. Morte de Nosso Senhor (S. João 19.28-34; 38-42)


  1. "Ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca. Como cordeiro foi levado ao matadouro e, como ovelha muda diante dos seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Todavia, ao Senhor agradou esmagá-lo, fazendo-o sofrer. Quando ele der a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Pleiteaste, Senhor, a causa da minha alma, remiste a minha vida" (Isaías 53 e Lamentações 3.58)


  1. "Por tua Santa Cruz, salvai-nos Jesus!" 3×


  1. Benção Araônica (Nm 6, 24-26) †


O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Amém.


………..………..………..………..………..………..……….....................………..………..……….....…

TERÇO DE CRISTO RESSUSCITADO



Esse terço foi criado com base nos textos referentes aos fatos do Domingo de Páscoa e das aparições de Cristo até o momento de sua Ascenção para a destra do Pai; indico rezar no Domingo de Páscoa e em todos os outros domingos, assim como sempre que desejar meditar em Cristo que vive, pois VERDADEIRAMENTE RESSUSCITOU!


Clique aqui para baixar o Terço de Cristo Ressucitado em pdf


  1. Invocação


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém


  1. Credo Niceno


     Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das cousas visíveis como das invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as cousas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo da Virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo Reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E numa única santa Igreja Cristã e Apostólica. Confesso um só Batismo para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém.


  1. Pai-Nosso


Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém


  1. Christos Anesti (3×):


Cristo ressuscitou dos mortos

Tendo derrotado a morte por sua própria morte 

E tendo dado o presente da vida

Aos que estão nos túmulos


  1. Glória in Excelsis Deo


"Glória a Deus nas alturas! E paz na terra, boa vontade para com os homens. Nós te louvamos, bendizemos, adoramos; nós te glorificamos e te damos graças por tua grande glória, ó Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai onipotente. Ó Senhor, Unigênito Filho, Jesus Cristo; ó Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho do Pai, que tiras os pecados do mundo, tem compaixão de nós. Tu, que tiras os pecados do mundo, recebe a nossa deprecação. Tu, que está sentado a mão direita de Deus Pai, tem compaixão de nós, porque só tu és santo, só tu és o Senhor. Só tu, ó Cristo, juntamente com o Espírito Santo, és o Altíssimo na glória de Deus Pai. Amém"


  • Nas contas grandes:


"Cristo, o Senhor, eis ressuscitou, já sobre a tumba o Rei triunfou! Dando sua vida em nosso favor, não mais tememos morte nem dor. Ressuscitou em glória o Senhor, demos-lhe todos honra e louvor. Culpa e temor vencidos estão, Cristo nos traz real Salvação."


  • Nas contas pequenas (dezenas):


"Vocês mataram o Autor da Vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. Pelo seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará."


  1. Leituras:

    1. As mulheres visitam o túmulo (S. Marcos 16.1-8)

    2. Jesus aparece a Maria Madalena (S. João 20.11-18)

    3. Os discípulos no caminho de Emaús (S. Lucas 24.13-35)

    4. Jesus aparece aos discípulos (S. Lucas 24.36-49)

    5. O Senhor redime Pedro (S. João 21.12-22) e Ascende aos Céus (Atos 1.7-11)


  1. Oração a Jesus Ressurreto


"Jesus ressuscitado, que destes a paz aos apóstolos, reunidos em oração, dizendo-lhes: “A paz esteja convosco”, concedei-nos o dom da paz.

Defendei-nos do mal e de todas as formas de violência que agitam a nossa sociedade, para que tenhamos uma vida digna, humana e fraterna.

Ó Jesus, que morrestes e ressuscitastes por amor, afastai de nossas famílias e da sociedade todas as formas de desesperança e desânimo, para que vivamos como pessoas ressuscitadas e sejamos portadores de vossa paz. Amém!"


  1. "Jesus Cristo vive! Ele ressuscitou!!" 3×


  1. Benção Araônica (Nm 6, 24-26) †


O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Amém.


Vem, Senhor Jesus! Maranata!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia Luterana: Ordem do Culto Principal II

  ORDEM DO CULTO PRINCIPAL II Clique aqui para baixar a Ordem Litúrgica II em pdf HINO DE INVOCAÇÃO DE PÉ INVOCAÇÃO Em lembrança de seu batismo, todos poderão fazer o sinal da cruz † O oficiante volta-se ao altar O - Em nome do Pai e do † Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28.19b) C - Amém. ALOCUÇÃO CONFESSIONAL Em preparação à Confissão dos Pecados, a oficiante pode proferir uma breve Alocução. CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO O oficiante volta-se para a congregação. O - Amados no Senhor. De coração sincero nos acheguemos de Deus, nosso Pai, e lhe confessemos os nossos pecados, suplicando-lhe em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que nos conceda o perdão. (Hebreus 10.22) O oficiante volta-se para o altar. O - O nosso socorro está em o nome do Senhor. (Salmo 124.8) C - Que fez o céu e a terra. O - Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. C - E tu perdoaste a maldade do meu pecado. DE PÉ/AJOELHADO Opção I O - Onipotente Deus e misericordioso Pai, eu, pobre e miserável pecador, te

Terços: Método Devocional (part. 3)

  TERÇOS: MÉTODO DEVOCIONAL (part. 3) ………..………..………..………..………..……....…..………...........………..………..………..………..…… Seguem mais fórmulas que utilizam de uma corda de oração (terço/rosário) e foram desenvolvidas como forma de devoção e meditação, lembro mais uma vez que, ao rezar, não sejam como os que acham que fazendo isso terão boas obras para salvar-se e que é uma forma "mágica" de alcançar bênçãos, mas pensem apenas em cumprir o Mandamento de meditar nas Palavras de Deus sempre. "Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás aos teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.   Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas." Deuteronômi

Litania para Batalha Espiritual

  Litania para Batalha Espiritual Se trata de uma Litania que foi criada para ser utilizada de forma a fazer parte do culto, mas também pode fazer porte das devoções de cara, lembrando que esta não é uma oração de exorcismo, casa achar necessário busque sempre um ministro ordenado para lhe aconselhar a usar as ferramentas certas pra sua batalha espiritual. Senhor, tem misericórdia Cristo,tem misericórdia Senhor, tem misericórdia. Ó Senhor, Jesus Cristo. Em seu santo nome, ouve nossa oração. Deus Pai, Criador do Céu e da Terra, tem misericórdia de nós. Deus Filho, Redentor do mundo, tem misericórdia de nós. Deus Espírito Santo, Consolador, tem misericórdia de nós. Santíssima Trindade, um só Deus em três pessoas, tem misericórdia de nós. Em nossas batalhas espirituais, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o diabo, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o mundo e seus sistemas, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra nossa natureza pe