Pular para o conteúdo principal

Terços: O Rosário - Vida de Cristo (part.2)

 ROSÁRIO (VIDA DE CRISTO)


Como eu comentei no texto sobre Terços (part.1), desenvolvi alguns terços para meditação de alguns assuntos da vida cristã, e algo que me passou pela mente foi desenvolver um rosário, que na tradição católica romana é um conjunto de três ou quatro terços com um compilado de trechos do Evangelho para meditação, vi nessa prática de meditar em toda a vida de Cristo numa única vez algo interessante. Dessa forma recordando aos terços que eu já havia escrito, fiz algumas adaptações e os reuni com a Grande Litania formulando um "rosário" com diferentes textos para a meditação na Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo para a nossa Salvação.

Recomendo rezar o rosário muito especialmente no período de Semana Santa e Páscoa, quando como Igreja focamos nosso olhar no Sacrifício de Cristo, Salvador nosso. Também podes fazes essa devoção sempre que desejar em teu coração meditar no mistério da fé Cristã: a Vida e Morte de Cristo por amor a nós.

Caso você não gostar de fazer uso de um terço, tudo bem, não é algo obrigatório, mas adiáforo (indiferente), não sendo danoso nem essencial para a prática devocional. Mas os textos e orações abaixo podem ser úteis mesmo sem terço, por isso não deixe de ler e assim meditar no Sacrifício de Amor que Cristo rendeu ao se entregar por nós.

Clique aqui para baixar o guia do Rosário em pdf

  1. Invocação (cruz)


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém


  1. Credo Niceno (cruz)


     Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das coisas visíveis como das invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as cousas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo da Virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo Reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E numa única santa Igreja Cristã e Apostólica. Confesso um só Batismo para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém.


  1. Pai-Nosso (primeira conta)


Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém


  1. Agnus Deis (três contas):


  • "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!"

  • "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!"

  • "Eis o Cordeiro de Deus que nos dá a verdadeira paz!"


  1. Glória Patri (quinta conta)


"Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora é e para sempre será - de eternidade a eternidade.  Amém"


  1. Evangelho da Salvação (entremeio)


“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça,mas tenha a Vida Eterna.” - S. João 3.16


===============MISTÉRIOS DO NASCIMENTO (DA ALEGRIA)============


  • Contas grandes: "Infinitas graças damos ao SENHOR, pois Maria, a mais abençoada virgem, não concebeu um mero ser humano ordinário, mas verdadeiramente o Filho do Pai Altíssimo!"

    • Dezenas: ""E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e vimos a sua glória como Unigênito do Pai." (S. João 1.14)


  1. Leituras:

    1. Promessa depois da Queda: Gênesis 2.11-15

    2. Anunciação do Anjo Gabriel à Maria: S. Lucas 1.26-38

    3. Visitação de Maria a sua prima Isabel: S. Lucas 1.39-50

    4. Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo: S. Lucas 2.4-20

    5. Profecia de João Batista: S. Marcos 1.4, 7-11


  1. Oração Final: “Ó Deus-Menino, diante da tua manjedoura, como os pastores e os magos nos prostramos e graças rendemos por teres encarnado para os salvar. Amém!


===========MISTÉRIOS DA ÚLTIMA CEIA (DO CORPO E SANGUE)=========


  • Contas grandes: "A Deus louvemos e lhe bendigamos por nos ter alimentado com seu Corpo e Sangue, e confiamos neste dom abençoado. Kýrie Eleison!"

    • Dezenas: "Teu Corpo e Sangue, ó meu Jesus, são de minha alma vida e luz."


  1. Leituras:

    1. Jesus manda preparar a Páscoa: S. Lucas 22.7-13

    2. Última Ceia do Senhor: S. Lucas 22.14-18

    3. Jesus lava os pés dos discípulos: S. João 13.2-15

    4. Instituição da Santa Ceia: 1ª Aos Coríntios 11.23-26

    5. Judas traí o Senhor: S. João 13.21-27; 18.2-11


  1. Oração Final: “Ó Jesus, teu Corpo sagrado, pela Virgem-mãe à luz dado, e o teu Sangue também livrem-nos do mal. Amém. Kyrie Eleison!


===============MISTÉRIOS DO SOFRIMENTO (DA PAIXÃO)============


  • Contas grandes: "Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo"

    • Dezenas: ""Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e pelas suas pisaduras fomos sarados"


  1. Leituras:

    1. Jesus no Sinédrio: S. Mateus 26.57-68

    2. Pedro nega ao Senhor: S. Mateus 26.69 - 27.2

    3. Jesus diante de Pilatos: S. Marcos 15.1-15

    4. Crucificação de Nosso Senhor: S. Lucas 23.32-43

    5. Morte de Nosso Senhor: S. João 19.28-34; 38-42


  1. Oração Final: “Pleiteaste, Senhor, a causa da minha alma, remiste a minha vida” - Lamentações 3.58


============MISTÉRIOS DA RESSURREIÇÃO (DE CRISTO VIVO)==========


  • Contas grandes: "Cristo, o Senhor, eis ressuscitou dos mortos, tendo derrotado a morte por sua própria morte e dado à nós o presente da Vida, nos trazendo a real Salvação!"

    • Dezenas: "Vocês mataram o Autor da Vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos." - Atos 3.15


  1. Leituras:

    1. As mulheres visitam o túmulo: S. Marcos 16.1-8

    2. Jesus aparece a Maria Madalena: S. João 20.11-18

    3. Os discípulos no caminho de Emaús: S. Lucas 24.13-35

    4. Jesus aparece aos discípulos: S. Lucas 24.36-49

    5. O Senhor redime Pedro e Ascende: S. João 21.12-22 e Atos 1.7-11


  1. Oração Final: “Pelo seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.


…………………………………………………………………………………………………..


  1. Magnificat - Canto da Santa Virgem Maria (S. Lucas 1.46-55):


A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva.

Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,

porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome.

A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.

Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos. Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.

Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos. Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais.

Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora é e para sempre será - de eternidade a eternidade. Amém


  1. Grande Litania (Bem-aventurado Dr. Martinho Lutero)


Ó Senhor, tem piedade de nós.

Ó Cristo, tem piedade de nós.

Ó Senhor, tem piedade de nós.

Ó Cristo, ouve-nos.


Deus Pai do Céu, tem piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tem piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tem piedade de nós.


Sê gracioso conosco.

Poupa-nos, amado Senhor Deus.

Sê gracioso conosco.

Ajuda-nos, amado Senhor Deus.


De todo pecado; de todo erro; de todo mal:

Guarda-nos, amado Senhor Deus.


Da astúcia e dos assaltos do diabo; de morte desventurada e inesperada; da peste e da fome; da guerra e do derramamento de sangue; de tumulto e rebelião; de raios e tempestade; de calamidade por água ou fogo; e da perdição eterna:

Guarda-nos, amado Senhor Deus.


Pelo mistério de tua Santa Encarnação; por teu santo nascimento; por teu batismo, jejum e tentação; por tua agonia e suor de sangue; por tua cruz e paixão; por tua preciosa morte e sepultamento; por tua gloriosa ressurreição e ascensão; e pela vinda do Espírito Santo, o Consolador:

Ajuda-nos, amado Senhor Deus.


Em todo tempo da nossa tribulação;

Em todo tempo da nossa prosperidade;

Na hora de nossa morte e no Juízo Final:

Ajuda-nos, amado Senhor Deus.


Nós, pobres pecadores, imploramos:

Que nos ouças, ó Senhor.


Que governes e conduzas tua santa Igreja Cristã (Católica); preserves todos os pastores e ministros da tua Igreja no verdadeiro conhecimento da tua Palavra e em santidade de vida:

Ouve-nos, amado Senhor Deus.


Que ponhas um fim em todas as divisões e escandalos; Reconduze ao caminho da Verdade os que andam no erro e no engano; e lances por terra satanás aos nossos pés:

Ouve-nos, amado Senhor Deus.


Que envies trabalhadores fiéis a tua seara; acompanhes Tua Palavra com teu Espírito e graça; levanta os que caem e fortalece os que se mantém de pé; consola e ajuda o coração enfraquecido e aflito:

Ouve-nos, amado Senhor Deus.


Concede a todos os povos paz e concórdia; preserva a nossa nação de discórdia e contendas; dá a nossa nação perpétua vitória sobre todos os inimigos; rege e defende o nosso presidente e todas as autoridades; abençoa e protege nossos magistrados e todo nosso povo.

Ouve-nos, amado Senhor Deus.


Olha e socorre aqueles que estão em perigo, dificuldades e tribulação; protege todos os que viajam por terra ou água [ou ar]; concedas um parto e um desenvolvimento alegre a todas as grávidas e crianças de colo; fortalece e cuida de todos os enfermos e crianças; libertes todos os inocentes presos; defendas e sustentes todas as viúvas e os órfãos; e tenha piedade de todas as pessoas:

Ouve-nos, amado Senhor Deus.


Perdoes os nossos inimigos, perseguidores e caluniadores, e converte os seus corações; concedas e preserves para nosso uso o fruto da terra; que tome em teu cuidado todas as nossas represas, barragens e comportas; preserves e abençoes nossas minas; e nos escutes misericordiosamente:

Ouve-nos, amado Senhor Deus.


Ó Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus,

imploramos que nos ouças.


Ó tu, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós.

Ó tu, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, tem piedade de nós.

Ó tu, Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, dá-nos a tua paz.


Ó Cristo, ouve-nos.

Ó Senhor, tem piedade de nós.

Ó Cristo, tem piedade de nós.

Ó Senhor, tem piedade de nós. Amém!


  1. Oração Final


Deus conceda aos vivos, graça.

Aqueles que partiram, descanso.

À sua Igreja, ao nosso país e a toda humanidade, paz e concórdia.

E a nós, pobres pecadores, a Vida Eterna.

Amém.


  1. Benção:


O Senhor seja convosco.

E com o teu espírito.

Bendigamos ao Senhor.

Demos graças a Deus.

O nosso socorro está em o nome do Senhor.

Que fez os céus e a terra.


O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Amém. - (Nm 6, 24-26) 



..................................................................................................................................................................


Esse rosário foi feito para a manter na memória o Santo Evangelho, que o conservemos em nossa mente sempre, guardando a fé, pois esse mesmo Cristo, que testemunhamos que ascendeu aos céus, muito em breve retornará em glória!

Boa reflexão para você, que a graça e paz de Cristo o guarde na fé verdadeira para sempre!

Em breve part. 3...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia Luterana: Ordem do Culto Principal II

  ORDEM DO CULTO PRINCIPAL II Clique aqui para baixar a Ordem Litúrgica II em pdf HINO DE INVOCAÇÃO DE PÉ INVOCAÇÃO Em lembrança de seu batismo, todos poderão fazer o sinal da cruz † O oficiante volta-se ao altar O - Em nome do Pai e do † Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28.19b) C - Amém. ALOCUÇÃO CONFESSIONAL Em preparação à Confissão dos Pecados, a oficiante pode proferir uma breve Alocução. CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO O oficiante volta-se para a congregação. O - Amados no Senhor. De coração sincero nos acheguemos de Deus, nosso Pai, e lhe confessemos os nossos pecados, suplicando-lhe em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que nos conceda o perdão. (Hebreus 10.22) O oficiante volta-se para o altar. O - O nosso socorro está em o nome do Senhor. (Salmo 124.8) C - Que fez o céu e a terra. O - Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. C - E tu perdoaste a maldade do meu pecado. DE PÉ/AJOELHADO Opção I O - Onipotente Deus e misericordioso Pai, eu, pobre e miserável pecador, te

Terços: Método Devocional (part. 3)

  TERÇOS: MÉTODO DEVOCIONAL (part. 3) ………..………..………..………..………..……....…..………...........………..………..………..………..…… Seguem mais fórmulas que utilizam de uma corda de oração (terço/rosário) e foram desenvolvidas como forma de devoção e meditação, lembro mais uma vez que, ao rezar, não sejam como os que acham que fazendo isso terão boas obras para salvar-se e que é uma forma "mágica" de alcançar bênçãos, mas pensem apenas em cumprir o Mandamento de meditar nas Palavras de Deus sempre. "Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás aos teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.   Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas." Deuteronômi

Litania para Batalha Espiritual

  Litania para Batalha Espiritual Se trata de uma Litania que foi criada para ser utilizada de forma a fazer parte do culto, mas também pode fazer porte das devoções de cara, lembrando que esta não é uma oração de exorcismo, casa achar necessário busque sempre um ministro ordenado para lhe aconselhar a usar as ferramentas certas pra sua batalha espiritual. Senhor, tem misericórdia Cristo,tem misericórdia Senhor, tem misericórdia. Ó Senhor, Jesus Cristo. Em seu santo nome, ouve nossa oração. Deus Pai, Criador do Céu e da Terra, tem misericórdia de nós. Deus Filho, Redentor do mundo, tem misericórdia de nós. Deus Espírito Santo, Consolador, tem misericórdia de nós. Santíssima Trindade, um só Deus em três pessoas, tem misericórdia de nós. Em nossas batalhas espirituais, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o diabo, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra o mundo e seus sistemas, livra-nos, Senhor. Em nossas batalhas espirituais contra nossa natureza pe