Divina Liturgia para o Uso de Congregações Luteranas de Rito Oriental
(Conforme Designado para os Domingos Comuns)
Esta é a revisão do autor da versão luterana da Divina Liturgia, que foi publicada pela primeira vez pela Igreja Evangélica Ucraniana da Confissão de Augsburgo em 1933, e republicada em uma forma ligeiramente modificada pela Igreja Luterana Ucraniana em 1998. Não é exatamente igual ao que é utilizado atualmente na Igreja Luterana Ucraniana, indo além de pequenas mudanças de nuance ou idioma que podem surgir no processo de tradução do ucraniano para o inglês. Em comparação com a forma padrão da Liturgia atualmente utilizada nas igrejas Ortodoxas Orientais e Católicas Orientais, esta versão é um pouco mais conservadora e restaura alguns elementos que Yarchuk havia omitido; no entanto, segue os contornos básicos da revisão de Yarchuk e respeita os julgamentos editoriais fundamentais dessa revisão. Esta versão é adaptada para o uso de congregações luteranas de rito oriental na América – caso venham a existir.
Traduzido da versão inglesa do rito ucrâniano
1. A CONFISSÃO DOS PECADOS E A ABSOLVIÇÃO
(Em vez do seguinte, pode ser usado um formulário abreviado da Confissão dos Pecados e da Absolvição.)
O - Amados em Cristo, o Senhor! Como desejais participar da Ceia do Senhor e tomar parte no santíssimo corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, exorto-vos a considerar seriamente se sereis de fato participantes dignos de tão grande e santo Mistério. Três coisas são necessárias para uma recepção digna da Ceia do Senhor, às quais deveis atentar:
Primeiro, não deveis tratar levianamente os vossos pecados, nos quais fostes concebidos e viestes a este mundo, e que cometestes em pensamento, palavra ou ação, em segredo ou abertamente. Pelo contrário, deveis reconhecer que merecestes justamente a ira de Deus, assim como o seu castigo temporal e eterno. Tal reconhecimento deve vos mover e despertar um sincero pesar por terdes levado uma vida tão má até então e, com vossas transgressões, tantas vezes ofendido vosso Pai Celestial.
Segundo, deveis reconhecer esta verdade: que por vossas próprias obras e méritos não podeis apagar os vossos pecados e transgressões, nem tampouco conquistar o perdão de Deus. Somente o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, é resgate suficiente por nossas transgressões e para a purificação de nossas almas. Descansai nesta esperança e fé e, com lágrimas de sincero arrependimento, clamai a Deus, vosso Pai Celestial, e suplicai-lhe que, por causa de Cristo e de sua grande misericórdia, ele vos perdoe os pecados e transgressões.
Terceiro, deveis desejar ardentemente, com a ajuda de Deus e a presença do Espírito Santo, mudar e corrigir vossa existência e vida má! Deixai de lado toda raiva e ódio contra qualquer vizinho que tenhais guardado até agora; perdoai qualquer ofensa que vos tenha sido feita; e invocai a Deus, que vos perdoará os pecados e transgressões, e vos concederá o dom do Espírito Santo, para que sejais capacitados a receber dignamente o Mistério da Ceia do Senhor!
O - Portanto, como humilde servo de Cristo, e em nome do Senhor nosso Deus, pergunto a vós, amados em Cristo: Credes que Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, é nosso único Salvador, e que é somente por causa de Cristo que sois capazes de receber, e desejais receber, o perdão de todos os vossos pecados e transgressões? Se assim for, então declarai-o dizendo: Eu creio assim!
C - Eu creio assim!
O - Estais verdadeiramente arrependidos por terdes ofendido ao Senhor vosso Deus, o Bem Supremo e o Maior Amor? Se assim for, então declarai-o dizendo: Estou arrependido!
C - Estou arrependido!
O - Tendes a intenção reverente e firme de corrigir vossa vida pecaminosa, e de perdoar ao vosso próximo quaisquer ofensas que vos tenham sido feitas? Se assim for, então declarai-o dizendo: Tenho esta intenção!
C - Tenho esta intenção!
O - Com base nesta vossa confissão, de que estais sinceramente arrependidos pelos vossos pecados, e com verdadeira fé buscais consolo nos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo, eu – seu mais indigno servo – chamado e autorizado a proclamar a Palavra de Deus, declaro-vos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a misericórdia de Deus e o perdão de todos os vossos pecados. Amém.
O - Inclinemos nossas cabeças em oração.
O - Deus misericordioso, Pai celestial, nós Te agradecemos de todo o coração por não Te teres afastado de nós por causa dos nossos pecados, mas por teres enviado o Teu unigênito Filho para nossa salvação, para que, com arrependimento e uma fé viva n’Ele, possamos ser aceitos por Ti. Não nos rejeitaste mesmo agora, quando, com consciências pesadas e corações quebrantados, buscamos de Ti o perdão dos pecados, mas, através do Teu unigênito Filho, mostraste-nos a Tua grande graça e misericórdia terno. Te agradecemos pela Tua bondade, e Te imploramos: Trabalha em cada um de nós a Tua força divina, para que possamos resistir a toda tentação e Te servir somente a Ti! Pela lembrança do sofrimento e morte de Cristo, afasta de nós todos os desejos pecaminosos, para que em fé possamos permanecer sempre em Teu Filho, que, em Seu amor por nós, Se entregou para ser sacrificado na cruz. Ouve-nos, Te suplicamos, ó Pai misericordioso, por amor do Teu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
2. HINO DE ENTRADA
3. ORAÇÃO DE ENTRADA
4. INVOCAÇÃO
O - Glória a Deus nas alturas, e na terra paz, boa vontade para com os homens.
Abre, Senhor, os meus lábios,
E a minha boca manifestará o Teu louvor.
O - Bendito seja o Reino do Pai, do Filho e do Espírito Santo, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos.
C - Amém.
5. PRIMEIRA LITANIA
O - Em paz, oremos ao Senhor.
C - Senhor, tenha misericórdia de nós.
O - Pela paz que vem do alto e pela salvação de nossas almas, pela paz de todo o mundo, pelo bem-estar das igrejas de Deus, e pela unidade de todos os povos no Santo Evangelho, oremos ao Senhor.
C - Senhor, tenha misericórdia de nós.
O - Por todos os povos, para que, pela fé em Jesus Cristo, se tornem filhos de nosso Pai Celestial, e conduzam vidas sábias, honestas e verdadeiras, oremos ao Senhor.
C - Senhor, tenha misericórdia de nós.
O - Pela nossa cidade e país, e por aqueles que, com fé, reverência e temor de Deus, estão reunidos para este serviço, oremos ao Senhor.
C - Senhor, tenha misericórdia de nós.
O - Pela nossa nação, para que seja dado a ela um espírito de conhecimento, entendimento e disposição para ouvir e crer na Palavra de Deus, oremos ao Senhor.
C - Senhor, tenha misericórdia de nós.
O - Pelo tempo propício, pela abundância dos frutos da terra, e pela nutrição espiritual saudável para a nossa nação, oremos ao Senhor.
C - Senhor, tenha misericórdia de nós.
O - Por aqueles que viajam e que estão longe de casa, pelos doentes e sofredores, pelos cativos e pela sua salvação, oremos ao Senhor.
C - Senhor, tenha misericórdia de nós.
O - Pelos pastores, professores e ministros da igreja, e por todos aqueles que servem aos outros em nome de Cristo, oremos ao Senhor.
C - Senhor, tenha misericórdia de nós.
O - Pelo Presidente e pelo Congresso de nosso país, pelo Governador e pela Assembleia Legislativa de nosso estado, pelos Tribunais, todas as autoridades civis, e pelas Forças Armadas, oremos ao Senhor.
C - Senhor, tenha misericórdia de nós.
(As petições adicionais para as necessidades gerais na igreja e na sociedade civil podem ser incluídas.)
O - Para que sejamos livres de toda aflição, ira, perigo e necessidade, oremos ao Senhor.
C - Senhor, tenha misericórdia de nós.
O - Protege-nos, salva-nos, tenha misericórdia de nós, e guarda-nos, ó Deus, pela Tua graça.
C - Senhor, tenha misericórdia de nós.
O - Recordando o exemplo da Bem-aventurada Virgem Maria, a Mãe de Deus, e de todos os santos, entreguemos-nos e toda a nossa vida a Cristo, nosso Deus.
C - A Ti, ó Senhor.
O - Ó Senhor, nosso Deus, o Teu poder é incomparável e a Tua glória é incompreensível. Tua misericórdia é imensurável e Teu amor pela humanidade é indescritível. Olha para nós e para o nosso povo com piedade, ó Mestre, e concede-nos as riquezas de Tua misericórdia e compaixão, a nós e aos que oram conosco. Pois a Ti, nosso Deus, é devida toda glória, honra e adoração, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos.
C - Amém.
6. ANTÍFONA
(Em certas festas e durante algumas estações, outra Antífona designada é usada em vez da seguinte.)
C - Bendize ao Senhor, ó minha alma; bendito és Tu, ó Senhor. Bendize ao Senhor, ó minha alma; e tudo o que há em mim, bendiga o Seu santo nome! Bendize ao Senhor, ó minha alma, e não te esqueças de todos os Seus benefícios: Que perdoa todas as tuas iniquidades, que cura todas as tuas doenças, Que resgata a tua vida da destruição, que te coroa de misericórdia e ternura, Que satisfaz a tua boca com bens, de modo que a tua juventude se renove como a da águia. O Senhor faz justiça e direito a todos os oprimidos. O Senhor é misericordioso e gracioso, tardio em irar-se, e abundante em misericórdia. Bendize ao Senhor, todas as Suas obras, em todos os lugares do Seu domínio. Bendize ao Senhor, ó minha alma; e tudo o que há em mim, bendiga o Seu santo nome!
C - Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.
C - Filho unigênito e imortal Verbo de Deus, que para a nossa salvação quiseste encarnar-Te da Bem-aventurada Virgem Maria, a Mãe de Deus, que sem mudança te fizeste homem e foste crucificado, que és um da Santa Trindade, glorificado com o Pai e o Espírito Santo: Ó Cristo nosso Deus, pisando a morte pela morte, salva-nos!
O - Pois Tu és um bom Deus e amas a humanidade, e a Ti é devida toda glória, honra e adoração, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos.
C - Amém.
7. ORAÇÃO PENITENCIAL
O - Ó Deus santo, que do nada fizeste todas as coisas existirem; que criaste o homem à Tua imagem e semelhança, e o adornaste com todos os Teus dons; que dá àquele que pede sabedoria e entendimento; que não desprezas o pecador, mas, ao contrário, estabeleceste o arrependimento para a salvação. Ó Mestre, visita-nos em Tua bondade, perdoa-nos todas as transgressões, santifica nossas almas e corpos, e aceita de nossos lábios o hino três vezes santo; pois Tu és santo, ó nosso Deus, e a Ti atribuímos glória, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos.
C - Amém.
8. TRISÁGION
C - Santo Deus! Santo Poderoso! Santo Imortal! Tem misericórdia de nós.
Santo Deus! Santo Poderoso! Santo Imortal! Tem misericórdia de nós.
Santo Deus! Santo Poderoso! Santo Imortal! Tem misericórdia de nós.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.
Santo Imortal, tem misericórdia de nós.
Santo Deus! Santo Poderoso! Santo Imortal! Tem misericórdia de nós.
9. LEITURAS
O - Prestemos atenção! Sabedoria! ... (A Leitura do Antigo Testamento designada é anunciada.)
O - Prestemos atenção!
L - Irmãos! ... (A Leitura do Antigo Testamento designada é lida.)
O - Prestemos atenção! Sabedoria! ... (A Leitura da Epístola designada é anunciada.)
O - Prestemos atenção!
L - Irmãos! ... (A Leitura da Epístola designada é lida.)
O - (ao Leitor) A paz esteja contigo.
10. SANTO EVANGELHO
C - Aleluia! Aleluia! Aleluia!
O - Sabedoria! Fiquemos atentos! Ouçamos o Santo Evangelho! … (O Evangelho designado é anunciado.)
C - Glória a Ti, ó Senhor, glória a Ti!
O - Prestemos atenção! … (O Evangelho designado é lido.)
C - Glória a Ti, ó Senhor, glória a Ti!
11. HINO DA HOMILIA
12. HOMILIA
13. ORAÇÃO PASTORAL
14. BENÇÃO PASTORAL
15. HINO DA OFERTA
16. OFERTA
17. SEGUNDA LITANIA
O - Digamos todos com toda a nossa alma e todo o nosso entendimento, digamos:
C - Senhor, tem misericórdia de nós.
O - Ó Senhor todo-poderoso, Deus de nossos pais, oramos a Ti, segundo a Tua grande bondade, ouve-nos e tem misericórdia.
C - Senhor, tem misericórdia de nós. Senhor, tem misericórdia de nós. Senhor, tem misericórdia de nós.
O - Oremos por nossos irmãos, e por misericórdia, vida, paz, saúde, iluminação, visitação de Deus, e o perdão e remissão de nossos pecados.
C - Senhor, tem misericórdia de nós. Senhor, tem misericórdia de nós. Senhor, tem misericórdia de nós.
(Podem ser incluídas petições adicionais para os doentes e para aqueles com necessidades pessoais especiais.)
O - Oremos por aqueles que necessitam de regeneração espiritual, para que o Senhor tenha misericórdia deles, ensine-lhes a Palavra da verdade, revele-lhes o Evangelho da justiça, e os una à Sua Igreja Santa, Universal e Apostólica.
C - Senhor, tem misericórdia de nós. Senhor, tem misericórdia de nós. Senhor, tem misericórdia de nós.
O - Glorifiquemos com uma só voz o nome todo-honroso e majestoso de Deus, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos.
C - Amém.
18. HINO QUERUBÍNICO
C - Deixemos, nós que representamos misticamente os querubins, e cantamos o hino à Três vezes Santa Trindade que cria a vida, agora deixemos de lado todas as preocupações terrenas, para que possamos receber o Rei de todos, que vem invisivelmente sustentado pelas hostes angelicais. Aleluia! Aleluia! Aleluia!
19. CREDO
O - Amemo-nos uns aos outros, para que com um só coração confessemos:
C - Pai, Filho e Espírito Santo! A Trindade, uma em essência, e indivisível!
O - Fiquemos atentos, e com sabedoria proclamemos nossa fé.
C - Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das coisas visíveis como das invisíveis. E (creio) em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, [Deus de Deus], Luz de Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito. Santo na virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai [e do Filho], que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E (creio) numa única santa Igreja Cristã e Apostólica. Confesso um só Batismo para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida † do mundo vindouro. Amém
20. CONSAGRAÇÃO DA EUCARISTIA
O - Fiquemos de pé com dignidade! Fiquemos com reverência! Meditemos sobre o grande Mistério do corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo!
C - Que nossa adoração seja cheia de arrependimento, amor e paz.
O - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.
C - E com o seu espírito.
O - Levantemos os nossos corações.
C - Levantamos ao Senhor.
O - Demos graças ao Senhor.
C - É bom e justo adorar o Pai, o Filho e o Espírito Santo: a Trindade, uma em essência, e indivisível.
O - É bom e justo hinos a Ti, abençoar-Te, louvar-Te, dar-Te graças, e adorar-Te em todos os lugares de Tua soberania, pois Tu és Deus inefável, incompreensível, inconcebível, sempre existindo e eternamente o mesmo. Tu és adorado por milhares de arcanjos e hosts de anjos, os querubins e os serafins, que cantam o Hino triunfante, proclamando e dizendo:
C - Santo! Santo! Santo! Senhor dos Exércitos! Céu e terra estão cheios de tua glória! Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
O - Com essas benditas potências, ó Mestre que ama a humanidade, nós também clamamos em alta voz e dizemos: Tu és verdadeiramente santo; Tu és o mais santo, Tu e Teu Filho unigênito e Teu Espírito Santo! Tu és verdadeiramente santo; Tu és o mais santo e a Tua glória é magnífica! Tu amaste tanto o mundo que deste Teu Filho unigênito, para que todo aquele que crer nele não pereça, mas tenha a vida eterna.
C - Amém.
O - Quando Ele veio e cumpriu toda a dispensação para nossa salvação, na noite em que foi traído, Ele tomou o pão e o abençoou, e o partiu e deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomai, comei; isto é o meu corpo, que é dado por vós [para remissão dos pecados]; Fazei isto em memória de mim."
C - Amém.
O - Da mesma forma, depois da ceia, ele tomou o cálice, e o santificou, e deu-o a eles, dizendo: "Bebei dele, todos vós; este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós e por muitos para a remissão dos pecados. Fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim."
C - Amém.
O - Lembrando-nos deste salutar testamento, e de todas as coisas que foram realizadas por nós – o sacrifício na cruz, o sepulcro, a ressurreição e ascensão – nós te pedimos, Senhor, e oramos a ti, e te suplicamos: Derrama o teu Espírito Santo sobre todos os que participarão dos teus dons, para o fortalecimento da fé deles na tua verdade. Ó Senhor, que enviaste o teu Espírito Santo sobre os teus apóstolos, não o tires de nós, ó bom, mas pelo teu Espírito renova-nos, que oramos a ti, e concede que, com uma só boca e um só coração, possamos louvar e glorificar em cântico o teu nome mais santo e majestoso, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos.
C - Amém.
21. TERCEIRA LITÂNIA
O - Mais uma vez, em paz, oremos ao Senhor.
C - Senhor, tem misericórdia de nós.
O - Para que o dia todo seja perfeito, pacífico e sem pecado, peçamos ao Senhor.
C - Concede-nos, ó Senhor.
O - Remissão dos nossos pecados, e todas as coisas que são boas para as nossas almas, peçamos ao Senhor.
C - Concede-nos, ó Senhor.
(Outras petições para necessidades espirituais importantes podem ser incluídas.)
O - Para que possamos completar o restante do tempo de nossa vida em arrependimento, e uma pazável e sem dor conclusão da nossa vida, peçamos ao Senhor.
C - Concede-nos, ó Senhor.
O - Na unidade da fé e na comunhão do Espírito Santo, entreguemos-nos a nós mesmos e uns aos outros, e toda a nossa vida, a Cristo, nosso Deus.
C - A ti, ó Senhor.
O - E torna-nos dignos, ó Mestre, para que com ousadia possamos ousar chamar-te, ó Deus celestial, como Pai, e dizer:
22. ORAÇÃO DO SENHOR
C - Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoa-nos as nossas dividas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
O - Porque teu é o reino, o poder e a glória, agora e sempre, pelos séculos dos séculos.
C - Amém.
23. A PAZ
O - A paz seja com todos vós.
C - E com o teu espírito.
O - Inclinemos a cabeça diante do Senhor.
C - A ti, ó Senhor.
24. ORAÇÃO DA COMUNHÃO
O - Agradecemos a ti, ó Rei invisível, que na tua misericórdia imensurável preservas todas as coisas no mundo. Olha desde o céu, ó Mestre, para aqueles que inclinaram a cabeça diante de ti. Não inclinamos nossa cabeça diante de nenhum dos homens, mas diante de ti, nosso Deus. Ó Mestre, distribui igualmente a nós esses dons aqui diante de nós, para o nosso benefício, conforme a necessidade individual de cada um; pela graça, compaixão e amor para com os homens do teu Filho unigênito, com quem és abençoado, juntamente com o teu Espírito Santo, bom e vivificante, agora e sempre, pelos séculos dos séculos.
C - Amém.
25. A CONVITE
O - Fiquemos atentos! As coisas santas para os santos!
C - Um é santo. Um é o Senhor Jesus Cristo, para a glória de Deus Pai. Amém.
O - Com o temor de Deus, e com fé e amor, aproximai-vos!
C - Bendito é aquele que vem em nome do Senhor! Deus é o Senhor e nos revelou!
T - Creio, ó Senhor, e confesso, que tu és verdadeiramente o Cristo, o Filho do Deus vivo, que vieste ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou o primeiro. Também creio que este é verdadeiramente o teu corpo puro, e que este é verdadeiramente o teu precioso sangue. Por isso, eu te peço: Tem misericórdia de mim; perdoa as minhas transgressões; e faz-me digno, sem condenação, de participar dos teus puros mistérios para a remissão dos pecados e para a vida eterna. Da tua Ceia Mística, ó Filho de Deus, aceita-me hoje como comungante; pois não falarei do teu mistério aos teus inimigos, nem, como Judas, te darei um beijo; mas como o ladrão, eu te confessarei: Lembra-te de mim, ó Senhor, no teu reino. Que a comunhão dos teus santos mistérios não seja para o meu julgamento nem para a minha condenação, mas para a cura da alma e do corpo. Amém.
26. DISTRIBUIÇÃO ACOMPANHADA PELO HINO DA COMUNHÃO
O - (aos comungantes) Tomai e comei; este é o corpo do nosso Senhor Jesus Cristo, dado por vós para a remissão dos pecados.
O - (aos comungantes) Bebei dele, todos vós; este é o sangue do nosso Senhor Jesus Cristo, derramado por vós para a remissão dos pecados.
27. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
28. VERSÍCULOS E RESPOSTAS APÓS A COMUNHÃO
O - Ó Deus, salva o teu povo e abençoa-o!
C - Vimos a luz verdadeira! Recebemos o Espírito celestial! Encontramos a verdadeira fé! Adoramos a Trindade indivisível, porque ela nos salvou.
O - Bendito seja o nosso Deus sempre, agora e sempre, pelos séculos dos séculos.
C - Amém.
29. ORAÇÃO FINAL
O - Oremos ao Senhor.
C - Senhor, tem misericórdia de nós.
O - Ó Senhor, que abençoas os que te abençoam, e santificas os que confiam em ti: Salva o teu povo, e abençoa-o. Santifica os que amam a majestade da tua casa; glorifica-os em retorno pelo teu poder divino, e não nos abandones, nós que colocamos a nossa esperança em ti. Dá paz ao teu mundo, à tua igreja, à nossa nação, e a todo o teu povo. Pois todo o bom dom vem do alto, descendo de ti, ó Pai das luzes; e a ti atribuímos glória, ação de graças e adoração, juntamente com o teu Filho unigênito e o Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos dos séculos.
C - Amém. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre.
30. BÊNÇÃO
O - A bênção do Senhor seja sobre vós pela sua graça e amor para com a humanidade, sempre, agora e sempre, pelos séculos dos séculos.
C - Amém.
31. HINO FINAL
Comentários
Postar um comentário