Pular para o conteúdo principal

Litania de Pentecostes (do Espírito Santo)

LITANIA DE PENTECOSTES

Como dito anteriormente, a litania ou “ladainha” vem da palavra grega λιτανεία, que vem de  λιτή - “súplica”. E esse modelo de oração teve origem em Antioquia no século IV, sendo uma oração insistente e perseverante (Lc 11:5-10), cuja estrutura é baseada no Kyrie (Senhor, tem piedade) dirigido ao Deus Uno e Trino. Essa forma de oração utilizada na Igreja Luterana não de ateve apenas a versão de Martinho Lutero, mas outros escreveram suas litanias para momentos especiais, como está que trago hoje aqui: a Litania de Pentecostes.

A Litania de Pentecostes é uma versão moderna da Litania escrita pelo Doutor Wilhelm Loehe, no seu livro “Liturgia para Congregações Cristãs de Fé Luterana”. Esta Litania, embora sendo Trinitária, está centrada na obra de Deus Espírito Santo, e recomenda-se rezar ela no período de Pentecostes. As respostas estão sem negrito para utilização em grupos, o dirigente lerá em voz alta o que está em negrito e os irmãos responderão uníssono.

Clique aqui para baixar a litania em pdf

Kyrie Eleison

Ó Senhor, tem piedade de nós.

Christe Eleison

Ó Cristo, tem piedade de nós.

Kyrie Eleison

Ó Senhor, tem piedade de nós.


Deus Pai do Céu, tem piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tem piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tem piedade de nós.


Senhor Deus Espírito Santo, tu és o Espírito da sabedoria e do entendimento, o Espírito do conselho e da fortaleza; tu és o Espírito do conhecimento e do temor do SENHOR.

Tem piedade de nós.


Senhor Deus, Espírito Santo, tu és o Espírito do amor, o Espírito da alegria, o Espírito da paciência, benignidade e bondade; tu és o Espírito da fé, da humildade e da pureza.

Tem piedade de nós.


Ó Espírito Santo, tu és aquele que examina os corações e pensamentos do ser humano [Jr 17.10]; tu és o despenseiro da graça celestial.

Tem piedade de nós.


Senhor Deus, Espírito Santo, tu és a alegria dos anjos, o conforto dos entristecidos, a luz dos profetas; tu és a sabedoria dos Apóstolos.

Tem piedade de nós.


Ó Santo Espírito, tu és a vitória dos santos mártires; tu és a unção dos Santos.

Tem piedade de nós.


Sê-nos propício. Salva-nos, bom Senhor. Sê-nos propício. Ajuda-nos, bom Senhor.


Da astúcia e ataques do diabo, de heresia e ensino enganoso, de inveja e malícia contra o irmão, de impureza do corpo e da alma, de indiferença no serviço de Deus e de todos os espíritos malignos,

Livra-nos, bom Senhor!


Senhor Deus, Espírito Santo, tu que eternamente procedeste do Pai e do Filho, tu que envolveste com a tua sombra a Bem-aventurada Virgem [Lc 1.35], fazendo-a conceber em seu ventre o Filho eterno de Deus: Jesus, o Cristo; tu que desceste sobre o Filho de Deus na forma de uma pomba; tu que foste derramado sobre os santos apóstolos, descendo sobre eles em línguas de fogo, capacitando-os a anunciar o Evangelho em outras línguas; tu que nos regenerou no Santo Batismo e tu que habita em nós através da tua Palavra e Sacramento.

Ajuda-nos, bom Senhor.


Ó Espírito Santo, tu intercedes por nós com gemidos inexprimíveis, Ouve-nos, bom Senhor. Senhor Deus, Espírito Santo, nós pobres pecadores, te rogamos, Ouve-nos, bom Senhor.


E purifica e santifica todos os membros da tua Santa Igreja; adorna a noiva de Cristo com muitos dons; abençoa e protege nosso Sínodo, incluindo os seus pastores e instituições; concede a todos nós espírito de oração e reverente louvor; dirige e santifica nossos pensamentos, palavras e ações; adorna nossas vidas com paciência e humildade; acende em nós o amor e misericórdia; reveste-nos com pureza de vida; opera em nós a paz de Deus; guarda-nos em tua graça e conduze-nos à vida eterna. (Suplicas particulares)

Nós te rogamos: ouve-nos, bom Senhor.


Senhor Deus, Espírito Santo, Tem misericórdia de nós. Senhor Deus, Filho do Pai, Tem misericórdia de nós.


Cristo, o Cordeiro de Deus, que tiras os pecados do mundo, Tem misericórdia de nós. Cristo, o Cordeiro de Deus, que tiras os pecados do mundo, Tem misericórdia de nós. Cristo, o Cordeiro de Deus, que tiras os pecados do mundo, Dá-nos a tua paz.


Ó Cristo, ouve-nos.

Ó Cristo, ouve-nos.


Kyrie eleison. Senhor, tem piedade de nós. Christe eleison. Cristo, tem piedade de nós. Kyrie eleison. Senhor, tem piedade de nós.


Oração Final (Vem, Santo Espírito de Amor - HL 138)


Vem, Santo Espírito de amor Promessa celestial De impulso vivificador És rico manancial Divina luz, pois, vem me dar Assim que eu possa ver O quanto veio desgraçar A queda o nosso ser Resplenda neste coração A tua clara luz Vem, torna minha a salvação Obtida por Jesus O fogo da consagração Em mim vem acender No meu contrito coração A fé faz renascer


Benção:

O Senhor seja convosco.

E com o teu espírito.

Bendigamos ao Senhor.

Demos graças a Deus.

O nosso socorro está em o nome do Senhor.

Que fez os céus e a terra.


A benção do Deus Todo-poderoso, PaiFilho e Espírito Santo, esteja entre nós e permaneça entre nós para sempre. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia Luterana: Ordem do Culto Principal II

  ORDEM DO CULTO PRINCIPAL II Clique aqui para baixar a Ordem Litúrgica II em pdf HINO DE INVOCAÇÃO DE PÉ INVOCAÇÃO Em lembrança de seu batismo, todos poderão fazer o sinal da cruz † O oficiante volta-se ao altar O - Em nome do Pai e do † Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28.19b) C - Amém. ALOCUÇÃO CONFESSIONAL Em preparação à Confissão dos Pecados, a oficiante pode proferir uma breve Alocução. CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO O oficiante volta-se para a congregação. O - Amados no Senhor. De coração sincero nos acheguemos de Deus, nosso Pai, e lhe confessemos os nossos pecados, suplicando-lhe em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que nos conceda o perdão. (Hebreus 10.22) O oficiante volta-se para o altar. O - O nosso socorro está em o nome do Senhor. (Salmo 124.8) C - Que fez o céu e a terra. O - Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. C - E tu perdoaste a maldade do meu pecado. DE PÉ/AJOELHADO Opção I O - Onipotente Deus e misericordioso Pai, eu, pobre e miserável pecador,...

Liturgia das Horas: Matinas

  ORDEM DAS MATINAS LITURGIA DAS HORAS                   Matinas significa "da manhã", e é o nome dado para um antigo ofício de oração monástico que também faz parte da tradição litúrgica luterana, sendo é conduzido ao despontar do dia. Especialmente nas petições das Matinas, nós pedimos a Deus, e imploramos a sua proteção, sua benção e sua liderança sobre a nossa vida, rogando que Ele nos prepare para inicio e o fim do dia.         Abaixo se encontra a Ordem das Matinas conforme o Livro de Serviço e o Hinário Luterano, você pode baixar o pdf com essa liturgia no link em vermelho: Clique aqui para baixar a Ordem das Matinas em pdf HINO Um hino de invocação ao Espírito Santo ou outro hino poderá ser cantado. Então serão cantados os versículos que seguem. DE PÉ VERSÍCULOS O - Abre, Senhor, os meus lábios. (Salmo 51.15) C - E a minha boca manifestará o teu louvor. (Salmo 70.1) O - Apressa-te, ó...

Liturgia das Horas: Vésperas

  ORDEM DAS VÉSPERAS LITURGIA DAS HORAS           Vésperas, assim como "vespertino" significa "da tarde", esse ofício é celebrado à tarde, mas "no declinar do dia", no comecinho da noite, se as Matinas são para agradecer o início de mais um dia, as Vésperas são para que os cristãos agradecer por mais um dia passado. As preces das Vésperas espelham a oração do salmista, clamamos ao Senhor Deus que "Suba à sua presença a nossa oração, como incenso, e seja o erguer de nossas mãos como oferenda vespertina." (Sl 141.2), sendo portanto em sua essencia uma oferta de louvor e agradecimento por mais um dia passado.             Abaixo se encontra a Ordem das Vésperas conforme o Livro de Serviço e o Hinário Luterano, você pode baixar o pdf com essa liturgia no link em vermelho: Clique aqui para baixar a Ordem das Vésperas em pdf HINO Um hino de invocação ao Espírito Santo ou outro hino poderá ser cantado. Então serão cantados os...