Pular para o conteúdo principal

Terços: Terço da Igreja Perseguida (part.4)

 


TERÇO DA IGREJA PERSEGUIDA

by Reynaldo de França


A fórmula descrita abaixo utilizam de uma corda de oração (terço católico) e foi escrito por mim durante um momento de intercessão pelos irmãos perseguidos na Igreja da Palestina, como sempre posto aqui como uma forma de meditação, mas especialmente com pensamento em interceder em favor de todos os irmãos e irmãs perseguidos pelo mundo, confiando que o Bom Pastor Jesus cuida da sua Igreja e estará sempre junto dos perseguidos por causa do seu nome, como prometeu.


"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;

perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;

levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal."


2 Coríntios 4.7-11

………..………..………..………..………..………..………..……........…..………..………..………..……

Clique para baixar o terço em pdf

  1. Invocação


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém


  1. Credo Niceno

     Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das cousas visíveis como das invisíveis.

E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as cousas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo na Virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo Reino não terá fim.

E no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E numa única santa Igreja Cristã e Apostólica. Confesso um só Batismo para remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém.


  1. Pai Nosso:


Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém


  1. Senhor, tem piedade do teu rebanho

Cristo, cuida das tuas ovelhas

Senhor, tem piedade do teu rebanho. Amém


  1. Oração pelos Perseguidos


Ó Senhor, Deus dos Aflitos e Pai Misericordioso, em vosso Filho Jesus nos avisaste que teríamos muitas dificuldades em levar a tua palavra, sendo como ovelhas em meio a lobos, e mesmo hoje sua palavra chega aos confins da terra e o teu povo sofre com a perseguição que causa sua morte, tortura, fom e toda classe de sofrimentos.

Mas foi também o Senhor Jesus que prometeu que estaria ao nosso lado até o fim dos tempos, e que se orassemos ao Pai, em Seu Santo Nome, tudo que pedissemos nós receberiamos. Por isso diante de Ti suplicamos pelos nossos irmãos perseguidos no mundo todo, ouve-nos, Senhor!

Dá aos teus servos a paz que o mundo não compreendeu, levanta da opressão os necessitados para o refúgio dos Teus Braços, antes que seja tarde concede-lhes força para perseverar e graça para saberem amar a Ti e a todos seus inimigos. Desperta a tua Igreja no mundo para ajudar aos irmãos perseguidos e olha com piedade para eles. Em nome de Jesus, nosso Bom Pastor. Amém.


  • Aos Hebreus 13.3: “Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados”


  1. Contas Grandes:

"Bem-aventurados serão quando, por causa do Nome de Cristo, os insultarem, perseguirem, odiarem e rejeitarem vosso nome como indigno, pois do mesmo modo foi que trataram todos os profetas"


  1. Dezenas:

"Vem, ampara o teu rebanho,

Vem, Jesus, ó Bom Pastor,

livrai-nos dos inimigos pelo teu Santo Amor."


  1. Mistérios (Leituras de cada Conta Grande):


  • São Mateus 5.1-16

  • São Mateus 10.16-23

  • São Mateus 28.18-20

  • II Carta à Timóteo 3.12

  • Carta aos Hebreus 10.32-39 


  1. Oração ao Bom Pastor:

Senhor Jesus Cristo, como o Bom Pastor, destes a Vossa vida por toda a humanidade. Chamaste pessoalmente a cada um de nós para servir aos cristãos que sofrem e são perseguidos, e nessa tarefa também seriamos perseguidos. Pois é neles, isto é nos perseguidos, que se completa a Vossa Paixão para redenção do mundo. Carregar com eles a cruz é uma graça.

Concede-nos amor, coragem e disponibilidade para o sacrifício, de modo que possamos ajudar os irmãos em suas necessidades e também consolar, lutar ao lado deles. Preenche a Tua Igreja no mundo todo com um Fé forte, com Vosso infinito amor e misericórdia para que possamos abençoar e perdoar os nossos inimigos e perseguidores, e orar para que a semelhança do Apóstolo Paulo possam se arrepender de seus pecados e encontrar-se contigo.

Alimenta os que tem fome; Consola os que choram; Sacia os que tem sede; Envia teus santos anjos para guardar aqueles que estão em meio a guerras; Sabemos que o Senhor prometeu que estaria conosco e sofreria a nossa dor, portanto faz teu povo sentir a tua presença, e ouvir tua voz enquanto choramos, como Madalena no Santo Sepulcro.

Assim queremos Testemunhar com alegria a Vossa Presença no mundo, especialmente naqueles que hoje sofrem e choram porque serão em Ti consolados. E rogamos para que todos sejamos um e encontremos no Senhor a Vida Eterna.

Em Nome de Jesus.

Amém."


  1. Triságion:

Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós e de todos os perseguidos;

Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós e de todos os perseguidos;

Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós e de todos os perseguidos;


  1. Benção Araônica (Nm 6, 24-26) †

O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia Luterana: Ordem do Culto Principal II

  ORDEM DO CULTO PRINCIPAL II Clique aqui para baixar a Ordem Litúrgica II em pdf HINO DE INVOCAÇÃO DE PÉ INVOCAÇÃO Em lembrança de seu batismo, todos poderão fazer o sinal da cruz † O oficiante volta-se ao altar O - Em nome do Pai e do † Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28.19b) C - Amém. ALOCUÇÃO CONFESSIONAL Em preparação à Confissão dos Pecados, a oficiante pode proferir uma breve Alocução. CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO O oficiante volta-se para a congregação. O - Amados no Senhor. De coração sincero nos acheguemos de Deus, nosso Pai, e lhe confessemos os nossos pecados, suplicando-lhe em nome de nosso Senhor Jesus Cristo que nos conceda o perdão. (Hebreus 10.22) O oficiante volta-se para o altar. O - O nosso socorro está em o nome do Senhor. (Salmo 124.8) C - Que fez o céu e a terra. O - Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões. C - E tu perdoaste a maldade do meu pecado. DE PÉ/AJOELHADO Opção I O - Onipotente Deus e misericordioso Pai, eu, pobre e miserável pecador,...

Liturgia das Horas: Matinas

  ORDEM DAS MATINAS LITURGIA DAS HORAS                   Matinas significa "da manhã", e é o nome dado para um antigo ofício de oração monástico que também faz parte da tradição litúrgica luterana, sendo é conduzido ao despontar do dia. Especialmente nas petições das Matinas, nós pedimos a Deus, e imploramos a sua proteção, sua benção e sua liderança sobre a nossa vida, rogando que Ele nos prepare para inicio e o fim do dia.         Abaixo se encontra a Ordem das Matinas conforme o Livro de Serviço e o Hinário Luterano, você pode baixar o pdf com essa liturgia no link em vermelho: Clique aqui para baixar a Ordem das Matinas em pdf HINO Um hino de invocação ao Espírito Santo ou outro hino poderá ser cantado. Então serão cantados os versículos que seguem. DE PÉ VERSÍCULOS O - Abre, Senhor, os meus lábios. (Salmo 51.15) C - E a minha boca manifestará o teu louvor. (Salmo 70.1) O - Apressa-te, ó...

Liturgia das Horas: Vésperas

  ORDEM DAS VÉSPERAS LITURGIA DAS HORAS           Vésperas, assim como "vespertino" significa "da tarde", esse ofício é celebrado à tarde, mas "no declinar do dia", no comecinho da noite, se as Matinas são para agradecer o início de mais um dia, as Vésperas são para que os cristãos agradecer por mais um dia passado. As preces das Vésperas espelham a oração do salmista, clamamos ao Senhor Deus que "Suba à sua presença a nossa oração, como incenso, e seja o erguer de nossas mãos como oferenda vespertina." (Sl 141.2), sendo portanto em sua essencia uma oferta de louvor e agradecimento por mais um dia passado.             Abaixo se encontra a Ordem das Vésperas conforme o Livro de Serviço e o Hinário Luterano, você pode baixar o pdf com essa liturgia no link em vermelho: Clique aqui para baixar a Ordem das Vésperas em pdf HINO Um hino de invocação ao Espírito Santo ou outro hino poderá ser cantado. Então serão cantados os...